
Grande Livro do Futebol Português é uma “homenagem a todos os clubes, associações, jogadores, treinadores e dirigentes”
Esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, em Viseu, foi apresentado a mais recente edição do “Grande Livro do Futebol Português”, obra da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em parceria com o zerozero.
O zerozero.pt é um “projeto desportivo online português, fundado em 2003, que acompanha, em diversidade e em profundidade, competições disputadas em todo o mundo, independentemente do país, divisão ou escalão”. É considerada “uma das maiores bases do desporto do mundo”.
Depois de AF Porto e AF Lisboa, em 2019, AF Braga, em 2021, foi a vez da AF Viseu receber o livro mais completo sobre futebol, futsal e futebol praia português.
O “Grande Livro do Futebol Português” faz parte da coleção “Livros FPF”, resulta de uma parceria com o site Zerozero e tem como objetivo, desde a temporada passada, “registar todas as estatísticas relevantes sobre as competições nacionais e internacionais nas quais participam equipas portuguesas, bem como tudo o que respeita à atividade das Seleções Nacionais. Inclui, ainda, informação sobre as competições distritais e regionais”.
A cada ano, é “feita uma homenagem a todos os clubes, associações, jogadores, treinadores e dirigentes que representam o futebol português, garantindo que a história não se perderá com o tempo”.
Um livro assumidamente “inclusivo e que representa todo o futebol português, na relva, no pavilhão ou na praia; jogador por clubes e seleções nacionais, praticado por homens e mulheres, desde camadas jovens até às equipas principais, num âmbito distrital, nacional e internacional”.
A Federação Portuguesa de Futebol entende que “promover oportunidades de aprendizagem, produzir e divulgar conhecimento, bem como pensar a educação e a cultura, é parte integrante da sua missão”, assim como “a promoção regulação e direção do ensino e da pratica do futebol, em todas as suas variantes e competições”.
São mais de 20 mil os atletas que terão o seu nome imortalizado no livro e 180 equipas, 22 seleções, 22 associações e 62 competições, retratadas neste anuário.
Recorde-se ainda que a época 2020/21 marcou o início da atribuição dos prémios zerozero , algo que “é para durar”.
Se o propósito do anuário é o de incluir todos, a intenção dos prémios é o de “valorizar a qualidade e deixar uma marca visível”, não só para quem lê mas para os próprios intervenientes.
A apresentação contou com várias entidades, incluindo Francisco Neto, Selecionador Nacional de Futebol Feminino.