Grande Vale do Côa e Rewilding Portugal em destaque em feira internacional de ecoturismo em Segóvia
A Rewilding Portugal e a região do Grande Vale do Côa marcaram presença no último fim-de-semana na Naturcyl, a Feira Internacional de Ecoturismo que teve mais um edição no povo de La Granja, bem perto de Segóvia, em Espanha.
O Naturcyl é considerado um dos fóruns mais importantes da Península Ibérica, para a promoção do ecoturismo, em todas as suas vertentes, incluindo também o trabalho das ONGs de conservação ambiental, principalmente aquelas que já trabalham em projetos de visitação do seu trabalho no terreno, como é o caso da Rewilding Portugal, que desde janeiro comercializa pacotes turísticos para visitar a região, o seu trabalho de renaturalização nas suas áreas rewilding e também a sua rede de parceiros da Rede Côa Selvagem. E o Grande Vale do Côa é cada vez um dos destinos de eleição para o ecoturismo de toda a península, recebendo milhares de visitantes anualmente, nomeadamente através do alojamento próprio que tem na aldeia de Vale de Madeira em Pinhel, o Centro Rewilding, base para a visitação das várias rewilding e espaços naturais da região do Vale do Côa.
Convidada pela Rewilding Spain para marcar presença no evento, a Rewilding Portugal teve então um stand próprio neste evento, onde durante três dias consecutivos deu a degustar vários produtos típicos e emblemáticos da região, todos de membros da sua Rede Côa Selvagem que produzem alimentos e cosmética de forma totalmente natural e em coexistência com a vida selvagem da região. O stand permitia ainda a compra de todos estes produtos, para apoiar estas pequenas empresas e também os esforços de rewilding no terreno, tendo sido um verdadeiro sucesso. Passaram pelo recinto mais de dez mil pessoas como já é habitual no certame, e a afluência ao stand foi sempre elevadíssima. Para além da promoção de produtos endógenos, foram ainda muitos os que ficaram a conhecer pela primeira vez o trabalho da Rewilding Portugal no terreno a nível internacional e que ficaram com vontade de conhecer de perto o que está a ser feito e o património natural riquíssimo da região do Grande Vale do Côa. Foi ainda um evento importante para estabelecer contactos e futuras parcerias que ajudem a avalancar a renaturalização destas paisagens emblemáticas da região do Côa e em articulação a nível ibérico e europeu.
Uma forma muito eficaz e integrada de lançar estes produtos e produtores da Rede Côa Selvagem no mercado internacional e de atrair o nicho de mercado que é o ecoturismo para a região do Grande Vale do Côa e que abriu portas a uma nova participação futura na edição do próximo ano e também noutros certames do mesmo setor em Espanha e em Portugal.