Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

GRIPE A NA CRECHE EM FORNOS DE ALGODRES


Foi diagnosticada uma situação de Gripe A na Creche em Fornos de Algodres.

A Gripe A é uma doença provocada pelo novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009. Este novo subtipo de vírus, que apareceu recentemente e tem capacidade de infectar os seres humanos, contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 é transmissível entre os seres humanos.

Os pais/ Encarregados de Educação entraram em contato com a creche para estes, lhes fornecerem respostas, e o que teriam que fazer. Após contatos com a Direção do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, os mesmos enviaram comunicado no qual consta:

“Comunicação aos Pais / EE – GRIPE

Após contatos com a Direção do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, somos a comunicar que as indicações que temos é para os pais / EE estarem atentos a quaisquer sinais de Gripe dos seus educandos. Segundo informações do Agrupamento existem dispositivos de desinfeção de mãos e máscaras. Relativamente à existência de um local específico de isolamento de alunos, está definido o procedimento de que “sempre que é detetado um pico de febre ou sintoma gripal, o aluno é isolado em sala livre disponível ou até nas salas de professores enquanto não chega o encarregado de educação para levar o aluno”.
Estamos todos a acompanhar a situação.
Se precisarem de alguma coisa ou tenham informação adicional, contactem a APEE.”

O modo de transmissão do vírus da gripe A (H1N1)  é idêntico ao da Gripe Sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contatos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indiretamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada – por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

Os sintomas de infecção pelo vírus da gripe A nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal:

   – Febre
   – Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
   – Dor de garganta
 Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
   – Dores corporais ou musculares
   – Dor de cabeça
   – Arrepios
   – Fadiga
   – Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)]
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

A doença é particularmente grave em imunodeprimidos (incluindo a infecção VIH/SIDA), nos diabéticos, nas grávidas, em indivíduos com obesidade extrema ou que sejam portadores de doenças crônicas do foro cardíaco, pulmonar ou renal.

Como se prevenir

 

O que é e como se proteger da Gripe H1N1

Para prevenir a contaminação por este tipo de gripe assim como para evitar passar a doença para outras pessoas, deve-se tomar os seguintes cuidados:

  • Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha;
  • Lavar as mãos com frequência, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa;
  • Cobrir a mão e o nariz com um tecido ao espirrar e tossir;
  • Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;
  • Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;
  • Evitar contato com porcos de áreas de surto da doença;
  • Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;
  • Em caso de presença de sintomas, evitar o contato com outras pessoas até 24 horas depois de a febre melhorar.

Além disso, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como AIDS ou asma, devem evitar locais com aglomerações de pessoas.