Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda: A chegada de novos árbitros dá sempre um novo “alento”, assume Luciano Gonçalves, Presidente da APAF


Realizaram-se, no passado sábado, dia 12 de março, as últimas provas físicas e escritas do curso de árbitros de futsal da Associação de Futebol da Guarda.

 

O Pavilhão Gimnodesportivo de Celorico da Beira foi palco desta avaliação. Foram formados 15 novos árbitros de futsal.

 

Estiveram presentes o Presidente da AF Guarda, Amadeu Poço, o Vice-Presidente da AF Guarda, Paulo Menano, assim como Luciano Gonçalves, Presidente da APAF e Sérgio Mendes, Secretário da Direção da APAF.

 

Esteve também presente o Presidente do Conselho de Arbitragem, Daniel Soares, Miguel Reigado e Nuno Santarém Vice-Presidentes e Bruno Andrade vogal do CA da AF Guarda, na cerimónia de entrega de kits de arbitragem, aos 15 novos árbitros da Associação de Futebol da Guarda.

 

O Presidente da APAF, Luciano Gonçalves, começou por felicitar o Conselho de Arbitragem da Guarda “por mais um excelente trabalho”.

 

Esta chegada de novos árbitros “é muito importante, não só pela quantidade, mas também porque vem dar um novo alento. É sangue novo, quer dizer que existem mais pessoas interessadas em seguir esta atividade”, alega Luciano Gonçalves.

 

A nível distrital, continua a haver falta de árbitros, e “enquanto continuar a existir a necessidade de os árbitros fazerem 3, 4, 5 jogos por fim de semana, é sinal de que continua a existir falta de árbitros”, até porque o ideal é que “façam, no máximo, 3 jogos”.

 

Estes cursos, que vão acontecendo ao longo do ano, com a entrada de novos árbitros, vai ajudando a aliviar esta pressão.

 

Luciano Gonçalves, Presidente da APAF, confirmou que dentro de poucos dias, será apresentado um projeto à Federação Portuguesa de Futebol, a nível nacional, ou seja, para as 22 Associações de Futebol e para os 22 Conselhos de Arbitragem, de recrutamento. “A arbitragem precisa de fazer uma grande campanha junto da escola, dos clubes, para irmos buscar esses jovens”.

 

Mas este projeto não passa apenas pelo recrutamento, “não nos interessa estarmos a trazer muitos árbitros e depois não termos condições”, passa pela capacidade, e pelas condições para assegurarem estes novos árbitros.

 

Amadeu Poço, Presidente da Associação de Futebol da Guarda encara esta chegada de novos jovens, sangue fresco como “uma demonstração clara que, em termos de Associações do Interior, a Associação de Futebol da Guarda é uma das que mais tem zelado o aumento dos quadros de árbitros”.

 

Tanto o Presidente da APAF, como o Presidente da AF Guarda, preveem um futuro extremamente risonho.

O curso teve em Óscar Andrade a responsabilidade de orientação, já a formação esteve a cargo dos árbitros de categoria nacional, da Associação de Futebol da Guarda.