Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda assinala Semana Santa com actividades em todo o concelho


Até 20 de abril, a Guarda celebra a Semana Santa com o ciclo “Cultura e Fé”, a realizar por todo o concelho. A iniciativa inclui música, teatro religioso, encenações e atividades de culto.

Promovido pela Câmara Municipal da Guarda, em parceria com a União de Freguesias de Pousade – Albardo, Junta de Freguesia do Marmeleiro, Jornal A Guarda, Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, Centro de Cultura do Marmeleiro, Santa Casa da Misericórdia e Arciprestado da Guarda, o ciclo “Cultura e Fé” arrancou ontem, 7 de abril.
Segundo a Câmara Municipal da Guarda, o evento, promovido com a parceria de várias entidades, inclui iniciativas na cidade e também nas aldeias de Pousade e de Marmeleiro.
Para o vereador da Cultura, Victor Amaral, tratar de um evento “vasto e multidisciplinar” e “territorialmente abrangente”, sendo também uma iniciativa de promoção turística do concelho da Guarda.  “Mais do que apenas a celebração da Semana Santa na perspetiva religiosa”, é uma iniciativa que “valoriza a cultura e as tradições religiosas”, disse.
Um dos destaques do programa é a representação da Paixão de Jesus segundo São Lucas, organizada pelo Arciprestado da Guarda, pelas 21:00 do dia 14 de abril, nas ruas do centro histórico da cidade, e que envolverá cerca de 300 pessoas.
Outro dos pontos altos do cartaz decorrerá no dia 19 de abril, pelas 22:00, na aldeia de Pousade, com o espetáculo comunitário de teatro popular religioso “A Última Ceia”, promovido pelo Grupo Cultural e Desportivo Pousadense e que vai envolver 23 figurantes.
Para 16 de abril, às 21:30, na Sé Catedral da Guarda, está agendado um concerto do grupo da Bulgária Slavey Quartet. Já no dia 17 de abril, pelas 20h30, a aldeia de Marmeleiro acolherá a representação da Paixão de Jesus, pelo grupo Manantial, de Ciudad Rodrigo, Espanha. O espetáculo contará com a participação de cerca de 50 elementos, de acordo com Juan Carlos Sanches.
No dia 19, às 21:00, decorrerá, também na cidade da Guarda, o Enterro do Senhor (organizado pela Santa Casa da Misericórdia).
O programa termina no dia 20 de abril, com o espetáculo “Cantos de Misericórdia e Paixão”, pela Casa do Povo do Paul, na igreja matriz da aldeia de Pousade.