Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda: Câmara reúne-se na segunda‑feira em sessão marcada por processo disciplinar delicado


A reunião ordinária da Câmara Municipal, agendada para a próxima segunda-feira, deverá ser particularmente delicada, tendo em conta que um dos pontos em agenda diz respeito à apreciação e votação de um processo disciplinar instaurado a um funcionário da autarquia.

O caso, que tem gerado alguma expectativa nos bastidores do município, envolve alegadas infrações de natureza profissional, cujo teor não foi ainda oficialmente divulgado. A deliberação do executivo poderá culminar na aplicação de uma sanção disciplinar, sendo o leque de possíveis consequências variável, desde uma simples advertência até à demissão do trabalhador em causa.

Segundo apurou a Central Press, o processo será discutido e votado em sede de reunião de Câmara, com os vereadores a debruçarem-se sobre os factos constantes do relatório final da comissão de inquérito. Apesar de não ser habitual a discussão pública de matérias de cariz disciplinar, a gravidade do caso motivou a sua inclusão na ordem de trabalhos.

Fontes próximas do processo admitem que o tema poderá gerar divisões no seio do executivo, havendo posições distintas quanto à interpretação dos factos e à proporcionalidade da eventual sanção. Também sindicatos e representantes dos trabalhadores acompanham o caso com atenção, tendo já manifestado preocupação quanto à garantia dos direitos do funcionário.

A reunião está marcada para a manhã de segunda-feira, nos Paços do Concelho, e deverá decorrer à porta fechada no que respeita a este ponto, dada a natureza reservada do processo. No entanto, espera-se que o desfecho venha a ser comunicado publicamente após a deliberação.