Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda: Fábrica de Pellets com financiamento garantido em 20 milhões


A nova unidade do grupo atGreen na Guarda vai arrancar em abril e já tem vendida toda a produção dos próximos anos. Projeto terá capacidade instalada de 300 mil ton/ano e está previsto criar 50 empregos diretos e 200 indiretos.

Está previsto um investimento de 20 milhões de euros para a instalação de uma fábrica de Pellets, no concelho da Guarda assim como a criação de 50 empregos diretos e 200 postos de trabalho indiretos.

Em comunicado, o CFO do grupo investidor refere que, toda a produção se destina à venda para o norte da Europa.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, Carlos Couto, CFO do grupo atGreen, refere que esta era uma ideia de projeto que foi adiada devido aos incêndios que ocorreram em Portugal e que só estão agora a “finalizar a unidade da Guarda, cuja produção se encontra toda vendida, por vários anos” dedicando-se “unicamente à produção de pellets para a indústria” e que os clientes “são exclusivamente empresas do ramo de produção de energia”.

Numa área considerada desertificada, esta fábrica vai impulsionar e dinamizar a economia local.

A fábrica vai ter lugar no Parque Industrial Casal de Cinza, a três quilómetros da cidade e servida pelas autoestradas A23 e A25, fazendo esta a ligação ao porto marítimo de Aveiro, o que potencia a capacidade exportadora da unidade industrial -, a fábrica de pellets terá uma capacidade total instalada de 300 mil toneladas/ano.