Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Inauguração da Feira da Saúde contou com a presença de várias individualidades


Decorre este sábado a quarta edição da Feira da Saúde da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres (ISCMFA). A sessão de abertura contou com a presença de várias individualidades.

Durante a manhã, dezenas de pessoas visitaram o certame e assistiram à cerimónia de abertura presidida por Luís Miguel Ginja, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres. Durante o seu discurso recordou que na primeira edição do certame estavam apenas representadas quatro instituições e, hoje a Feira da Saúde, conta com a participação de cerca de duas dezenas. “Eram quatro barraquinhas apenas e hoje temos aqui uma Feira que a todos dignifica, dignifica a Santa Casa da Misericórdia e dignifica os fornenses”, referiu Luís Miguel Ginja.

No painel inaugural deste certame destaque ainda para a presença de Fátima Lima, Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS da Guarda, e para Alexandre Lote, Vice-presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres. Presente esteve também Fátima Cabral, Diretota Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalar da ULS da Guarda, e o deputado Santinho Pacheco.

Durante a sua intervenção a Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS da Guarda referiu-se ao “entrecruzamento entre a saúde e a comunidade” destacando a importância dos vários rastreios e actividades que vão realizados ao longo do dia de hoje. “Vão ter aqui rastreios cardiovasculares, rastreios dermatológicos, workshops sobre alimentação e estilos de vida saudáveis”, enumerou Fátima Lima, destacando o contributo de cada um na prevenção.

Alexandre Lote, em representação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, disse ser “um privilégio para o Município ser parcerio desta iniciativa” que, nesta quarta edição se renovou: “O modelo estava criado e, mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia arriscou, saiu da zona de conforto e deu um passo em frente. Sair da nossa zona de conforto é avançar em prol das nossas populações”, disse.

Em declarações exclusivas ao Notícias de Fornos de Algodres, Fátima Lima destacou a importância desta Feira da Saúde, dizendo que “estes eventos e parcerias com instituições fazem todo o sentido em prol da saúde das populações locais”. A Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS da Guarda destacou a evolução da Feira da Saúde ao longo destas quatro edições, cuja dimensão começa a impor-se também ao nível do setor privado da saúde: “Quando temos um objectivo temos de envolver toda a comunidade, envolvendo instituições públicas mas também privadas” e, quem sabe para o ano possamos ter aqui também representado esse setor”, referiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.