
Inaugurada a Academia Distrital de Futebol da AF Viseu “uma mais-valia para o incremento e desenvolvimento de futebol”
Foi num dia de sol, embora uma leve brisa se fizesse sentir, que a Academia Distrital de Futebol da Associação de Futebol de Viseu foi inaugurada.
A cerimónia de inauguração foi conduzida por uma ‘filha da casa’, Andreia Sofia Matos, natural do distrito de Viseu e atual apresentadora de televisão no Canal 11. Para Andreia Matos “é um orgulho poder estar aqui, num dia e num momento tão especial”.
Nesta inauguração destacou-se a presença de José Alberto Ferreira – ex-Presidente da AF Viseu, José Carlos Lopes – Presidente da AF Viseu, Fernando Ruas – Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Gomes – Presidente da FPF e João Paulo Rebelo – Secretario de Estado da Juventude e do Desporto.
José Alberto Ferreira, ex-Presidente da AF Viseu, emocionado relembrou o percurso desta Academia, idealizada em 2013 e todos os que fizeram parte deste projeto, para que de sonho chegasse à realidade, “em 2013 nasceu o sonho, mas esse sonho só nasceu porque nós conseguimos construir uma equipe fantástica que, quer do ponto de vista técnico ou financeiro, deu um apoio fundamental”.
O ex-Presidente da AF Viseu, depois de lançar o desafio à AF Viseu sobre o aumento de atletas, espera que em 2024 o número ronde os 10 mil, no masculino e 2 mil no feminino, relembrou uma pessoa muito importante, que já não se encontra entre nós. “Queria recordar o Doutor Almeida Henriques, com quem tive muitas discussões acerca do projeto, com quem tive de negociar o apoio da Câmara Municipal, que hoje será concretizado pelo Doutor Fernando Ruas, através das obras que estão a decorrer do exterior (da Academia)”.
Esta foi uma obra idealizada para gastar 800 mil euros “e neste momento gastamos 1 milhão e 900 mil euros”, assume José Alberto Ferreira.
Para José Carlos Lopes “como Presidente da AF Viseu é uma grande honra estar aqui hoje na inauguração da Academia Distrital de Futebol”.
Assume que este foi um projeto desafiante e “uma mais-valia para o incremento e desenvolvimento de futebol para todas as idades”.
Esta Academia vai servir árbitros, treinadores, seleções distritais, nacionais, internacionais e todos os clubes da área da Associação de Futebol de Viseu.
“Desde o lançamento da primeira pedra, até ao dia de hoje, queria destacar uma pessoa fundamental na construção da Academia. Acreditou no projeto da FPF, e dia após dia, mês após mês, anos após ano, de muito trabalho, empanho e dedicação, contribuiu para que a Associação de Futebol de Viseu apresenta-se hoje uma obra de destaque, obrigado Doutor José Alberto”, parabeniza o atual Presidente da AF Viseu.
O Presidente da FPF, Fernando Gomes voltou a relembrar António Almeida Henriques, ex-Presidente da Câmara Municipal de Viseu. Para o Presidente da FPF hoje é um dia histórico, “o sonho concretizou-se com a inauguração desta instalação”.
João Paulo Rebelo, Secretario de Estado da Juventude e do Desporto começou alegou que esta Academia “é o resultado final de trabalho de muita gente, de muitos dirigentes desportivos, a quem se deve sempre uma palavra de grande reconhecimento”. “Para mim, e sendo de Viseu, é muito simbólico estar a fazer uma participação publica como esta na minha cidade”.
Fernando Ruas voltou a abordar as assimetrias, “nós precisamos de corrigir as assimetrias a todos os níveis, nomeadamente neste domínio desportivo. Este é um bom contributo na correção das assimetrias”, assume mais uma vez o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, que lamenta a situação da litoralização.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu aproveitou também para tranquilizar a AF Viseu, uma vez que lhes vai aplicar isenção de impostos.
Nesta cerimónia foram ainda entregues a certificação aos clubes, relativos à época 2020/2021.