Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Independência da comunicação social: um desafio para a democracia


Em Comunicado recebido na nossa redação a Iniciativa Liberal de Viseu comenta a Independência da Comunicação Social.

” No passado dia 25 de novembro, o Núcleo da Iniciativa Liberal de Viseu promoveu um evento sobre a importância da liberdade de expressão e de imprensa para a democracia. O evento, intitulado Conversas com Liberdade , contou com a presença de três oradores: João Caetano Dias, Conselheiro Nacional da Iniciativa Liberal; Pedro Ermida Ferreira, Conselheiro Nacional da Iniciativa Liberal e Coordenador do NT de Vila Real; e Hélio Marta, Membro da Coordenação NT de Viseu e colunista em vários jornais locais e nacionais.

As conversas iniciaram com uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação social no período do PREC e do 25 de novembro de 1975. Os oradores foram unânimes em afirmar que a comunicação social estava ao serviço do PCP e de outros movimentos de esquerda. Quando os meios de comunicação não seguiam estas orientações, eram ocupados, como aconteceu com a Rádio Renascença.

A ronda seguinte da conversa abordou os desafios da comunicação social atual. Os oradores destacaram que a liberdade de imprensa e a sua isenção face ao poder do estado estão ameaçadas por vários fatores, nomeadamente as dificuldades económicas que a comunicação social enfrenta, o aumento do poder das plataformas digitais e a proliferação de notícias falsas.

Na última ronda, os oradores discutiram o peso da comunicação digital e a importância das redes sociais e novas formas de comunicação para a dinâmica da liberdade de expressão. Os oradores salientaram que as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para a expressão de ideias e para a mobilização da sociedade civil, mas que também podem ser utilizadas para a disseminação de desinformação e para a manipulação da opinião pública.

O evento ;Conversas com Liberdade; foi uma oportunidade para refletir sobre a importância da independência da comunicação social para a democracia. A comunicação social é um pilar fundamental da democracia, pois garante o direito dos cidadãos à informação e ao debate público. É essencial que os
meios de comunicação social sejam independentes do poder político e económico, para que possam desempenhar o seu papel de forma livre e imparcial.

Os oradores do evento destacaram que a liberdade de expressão e de imprensa são direitos fundamentais que devem ser protegidos. A defesa destes direitos é essencial para a construção de uma sociedade livre e democrática.

No final do evento, Sérgio Figueiredo, Coordenador do NT de Viseu, agradeceu aos oradores e presentes e fez o discurso de encerramento. No seu discurso, afirmou que o evento foi uma oportunidade para refletir sobre a importância da liberdade de expressão e de imprensa para a democracia. Afirmou também que a Iniciativa Liberal é o partido que mais defende a liberdade em Portugal.

“Os portugueses agora sabem que nenhum partido defende mais a liberdade em Portugal que a Iniciativa Liberal. Ninguém ama mais a liberdade que os liberais. E quem ama a liberdade recorda e comemora todos aqueles que lutaram por ela. Quem ama a liberdade festeja o 25 de novembro com a mesma paixão com que festeja o 25 de abril”.

VIVA A LIBERDADE. VIVA O 25 DE NOVEMBRO.”