
IPG premeia investigadores e empresas com projetos inovadores na agroindústria
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai distinguir oito empresas e investigadores que desenvolveram os projetos mais inovadores e sustentáveis para o setor agroindustrial, no âmbito do projeto S4Agro.
O prémio, no valor de 20 mil euros, será entregue aos vencedores no Congresso Internacional S4Agro que terá lugar no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, nos dias 2 e 3 de março.
Equipas de investigadores desenvolveram soluções sustentáveis e inovadoras para dar resposta a desafios lançados por quatro empresas do ramo agroindustrial, no âmbito de um concurso liderado pelo Instituto Politécnico da Guarda. O objetivo foi “aproximar as empresas da academia”.
“Lançámos um concurso para as empresas do setor agroalimentar proporem desafios à academia, havendo o objetivo de melhorar a sua sustentabilidade e os seus processos de inovação”, afirma Teresa Paiva, docente no IPG e coordenadora do projeto. “Numa segunda fase, equipas de investigação da academia responderam aos desafios e identificaram as melhores soluções para tornar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) mais sustentáveis, produtivas e eficientes”.
Além da entrega dos prémios, o programa do Congresso conta com várias apresentações científicas, workshops, mesas redondas e degustações. Gonçalo Rodrigues, secretário de Estado para a Agricultura, Luísa Magalhães, diretora executiva da Associação Smart Waste Portugal, e Ondina Afonso, diretora da Qualidade e Investigação na Sonae MC, serão alguns dos oradores presentes.