Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

IV Jornadas APCVD: “O Desporto tem o poder de mudar o mundo”


A IV Edição das Jornadas da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) – Segurança e Hospitalidade em Espetáculos Desportivos, começou ontem, dia 23 de novembro.


O Auditório Carlos Pereira, na Escola Superior de Saúde de Viseu, é o palco deste grande evento.


A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) realiza, anualmente, jornadas internas de formação e sensibilização para temáticas relacionadas com as áreas de intervenção dos seus profissionais.


A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, não pode estar presente, no entanto, através de um vídeo, não deixou de dar o seu testemunho e de Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Viseu.


Pedro Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, foi o primeiro a usar da palavra, começando por agradecer a presença de todos e parabenizar a APCVD “por alargar o âmbito das mesmas”.


Nesta IV edição, o âmbito do evento foi alargado, contribuindo não só para a formação e capacitação dos profissionais da APCVD, mas também de um público composto por técnicos de desporto, gestores de segurança, dirigentes, entre outros agentes desportivos.


O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu aproveitou ainda para realçar a importância “de termos uma entidade publica de âmbito nacional descentralizada numa cidade como Viseu”. Espera “em termos de estratégia para o Desporto e Atividade Física do Município, estar a contribuir para objetivo comuns, nomeadamente: estimular o desporto no género feminino, promover projetos de desporto adaptado à área da inclusão ativa, dar atenção especial para os segmentos mais fragilizados da população (crianças, idosos e grupos de freguesias mais rurais), e ainda promover em todos os setores a literacia para a atividade física”.


Na impossibilidade de estar presente, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, fez questão de enviar uma mensagem a todos os presentes. Relembrou a proposta de Lei que estabelece o regime jurídico de segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, que altera a Lei n.º 39/2009.


O objetivo é dar prioridade à prevenção e ao combate à violência no Desporto, tal como definido no Programa do XXIII Governo Constitucional, que estabelece a criação dos mecanismos dissuasores da intolerância ou de discriminação e estimula o comportamento cívico e a tranquilidade na fruição dos espaços públicos e de acesso público.


“Pretendemos que os vossos recintos possam ser cada vez mais seguros, mais apropriado às famílias, para que os adeptos se sintam cada vez mais motivados a frequentar os vossos estádios”, disse o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.


Presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro relembrou a cerimónia de inauguração dos serviços centrais desta associação que “assinalou o culminar de uma primeira etapa de desenvolvimento de uma Instituição criada completamente de raiz”. Reconheceu e agradeceu publicamente ao Município de Viseu “reiterando a confiança no papel determinante desta autarquia”.


O primeiro dia contou com dois painéis e foi dedicado aos temas da Hospitalidade e Ética, estando o último dia reservado para os painéis de Igualdade e Inclusão, Segurança e Proteção.


O 1º painel, cujo tema foi a Hospitalidade em Espetáculos Desportivos, contou com testemunhos de Teresa Santos, responsável pela área de sustentabilidade do FC Porto, Eduardo Maia, promoção de Acessibilidades da Federação Portuguesa de Futebol e Jorge Silvério, Coordenador dos Oficiais de Ligação aos Adeptos da Federação Portuguesa de Futebol.


O 2º painel, sob o tema da Ética, teve como moderador Abel Figueiredo, Coordenador da Licenciatura de Desporto e Atividade Física na ESEV, com a presença de José Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, Alexandre Silva do Grupo Desportivo da Ilha, e ainda Pedro Cesar Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim.


Estas jornadas, que continuam na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, têm ainda como objetivo fomentar a cooperação entre as diversas entidades públicas e privadas participantes em torno de propósitos partilhados, bem como promover a partilha de conhecimento e experiências no âmbito da segurança, da prevenção, da hospitalidade e do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos.


Os temas da segurança e da hospitalidade em espetáculos desportivos marcam mais uma edição das Jornadas da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD).