Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Workshop de Arte Urbana em Gouveia


Paredes do Alto Mondego vão contar a história e homenagear as gentes da terra. Cores e linhas vão preencher as paredes e contar a história e as estórias dos que por lá vivem e dos que por lá passam. Trata-se de uma iniciativa do Alto Mondego’ Rede Cultural que desafiou o artista urbano Desy a criar 4 murais, um em cada município.

4 murais, 4 histórias para contar, 4 puzzles que se juntam numa única narrativa: o Alto Mondego e aquilo que une e diferencia estes 4 Municípios. Em Fornos de Algodres o trabalho já está concluído e a homenagem é ao fadista António Menano, natural do concelho. Os outros murais vão ser pintados muito em breve. Em Gouveia foi pintada a ligação à serra e, os pastores serão os grandes protagonistas; já em Mangualde a personalidade escolhida é Ana de Castro Osório, escritora e ativista feminista.

O workshop de arte urbana previsto para Gouveia, no âmbito do projeto Alto Mondego’ Rede Cultural, começou na última quinta-feira, dia 12 de agosto.

A iniciativa sucede a construção do mural artístico concebido pelo artista plástico Desy CXXII na parede junto do tribunal, que homenageia Vergílio Ferreira, e estendeu-se até ao dia 14.

No segundo dia do workshop de Arte Urbana os participantes puderam finalmente experimentar as técnicas aprendidas no primeiro dia e decorre já a construção artística do mural coletivo na parede junto ao Jardim de Infância de Gouveia, na Rua das Escolas. O ambiente e a sustentabilidade foram os temas escolhidos para as pinturas que já ganham forma e embelezam aquela artéria da cidade.

Estas ações de capacitação têm como principal objetivo envolver a comunidade para a valorização e embelezamento do seu território, uma vez que delas nascerá uma criação artística coletiva concebida pelos participantes.