Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

João Morgado (Covilhã) apresenta último livro no Festival de Macau e viaja à Alemanha para falar de Língua Portuguesa


“Contos de Macau” é o último livro de João Morgado. Será apresentado dia 5 de Dezembro, no Festival Literário de Macau, que entre outros conta com a participação de Eduardo Agualusa.

Dez ficções sobre o território. Uma obra intemporal, que revisita alguns nomes e lugares da história de Macau e alguns dos temas marcantes da ilha, como a vida noturna, o jogo, o contrabando, a droga, a prostituição. Mas também temas como o amor, que se misturam com Camões ou Pessanha, poetas que também deambulam pelos contos.

“Um livro diferente na minha obra, porque me permitiu entrar numa temática diferente, e até, em alguns contos, entrar no maravilhoso e fantástico da cultura oriental… foi uma escrita libertadora para mim, durante o primeiro confinamento. Os contos não são uma arte menor, pelo contrário. É uma forma de condensar as mensagens, limpando o supérfluo.

O livro tem o Prémio Nacional de Contos Manuel da Fonseca 2020.

Dia 11 de Dezembro João Morgado é convidado do Grupo de Reflexão e Intervenção – Diáspora Portuguesa Alemanha, para uma conferência sobre “Ensino da Língua Portuguesa como Língua de Herança ou Estrangeira”.

O encontro vai decorrer em Dusseldorf e conta com várias entidades, professores, consulados, Instituto Camões, e também a secretária de Estado das Comunidades, Berta Antunes.