
Landscape Together vai trazer arte e cultura para a zona Centro
O projeto “Landscape Together” foi hoje apresentado em Coimbra, um projeto que junta 17 parceiros internacionais e que vai trazer residências artísticas, roteiros culturais e oficinas para cinco municípios desta região: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova. O Turismo do Centro é um dos parceiros desta iniciativa e recebeu um milhão de euros em financiamento para este projeto que é parte do Europa Criativa 2022.
Na apresentação esteve presente o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, que elogiou a iniciativa, sublinhando que a mesma “preenche os quatro eixos definidos para a atividade turística nacional para os próximos 3 anos”, que são: reforço da agenda de turismo para o Interior; internacionalização destes territórios; crescimento em valor e ainda a transição digital. Estes concelhos da região que vão receber a iniciativa são atualmente considerados de baixa densidade e de interior, o que os torna atrativos a nível de turismo, pelas especificidades e singularidade que aportam para os turistas.
Para Pedro Machado, este é um projeto que “permite crescer na internacionalização do território, pois está prevista a mobilidade de mais de 90 artistas estudantes europeus”, representando portanto uma oportunidade para esta região e as suas empresas poderem internacionalizar-se nesta parceria ampla internacional de 17 entidades e assim crescer em valor e também em dimensão da oferta. Este projeto é promovido pela MAG – Marques de Aguiar, e neste evento de lançamento esteve também a fundadora da MAG, Marta Aguiar e Susana Menezes, atual diretora regional de Cultura do Centro. Marcaram também presença os vários autarcas dos municípios que são parte integrante deste projeto.
Ao longo dos quatro anos de projeto, serão desenvolvidos no total: quatro cursos de verão, mais de 70 oficinas, 16 eventos interdisciplinares, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente e oito exposições em seis países, entre outras iniciativas. O “Landscape Together” prevê ainda a cooperação e mobilidade entre mais de 90 artistas europeus e dos seus trabalhos.