Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Liga Portuguesa de Bombeiros Reúne de Fornos de Algodres


A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) esteve reunida este sábado, 25 de novembro, em Fornos de Algodres, distrito da Guarda, com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.  Esta reunião teve como principal objetivo fazer um balanço das reuniões efetuadas com as Federações Distritais de Bombeiros e, consequentemente, debater sobre o futuro dos bombeiros.
Os órgãos sociais da Liga juntamente com os conselheiros nacionais discutiram e analisaram, entre outros assuntos, o Plano de Atividades e Orçamento para 2024.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou em Fornos de Algodres que as associações de bombeiros vão receber esta semana, hoje ou amanhã, dois meses dos serviços prestados às Administrações Regionais de Saúde (ARS).
O anúncio resultou do contacto feito pelo presidente da LBP com o secretário de Estado da Saúde.
Estão em dívida aos bombeiros 12 milhões de euros relativos a serviços prestados às ARS essencialmente de transporte de doentes para hemodiálise e fisioterapia.
Aprovou  por unanimidade e aclamação um documento que prevê um conjunto de medidas.
Inclui-se nele a entrega de um protesto a 30 de novembro no Ministério da Saúde, “pela forma como o Governo tem vindo a tratar os Bombeiros de Portugal”.
O documento inclui também a promoção de uma Petição Pública à Assembleia da República sobre “O financiamento das associações humanitárias de bombeiros, presente e futuro”.
No mesmo documento fica assumida a possibilidade de se denunciar o Acordo de Cooperação com o INEM e,” se necessário, promover um protesto com elevada visibilidade em Lisboa”.
O orçamento retificativo de 2023 e o plano de atividades e orçamento para 2024 da confederação foi também aprovado por unanimidade. Os documentos para 2024 ficam marcados claramente pela contenção, com crescimento zero e montante igual aos orçamentos de 2022 e 2023.
Fotos-LBP