
Mangualde assinala Dia Mundial da Música com iniciativas até final de novembro
Com o culminar do projeto “A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidade local (1880-2018)”, a cidade de Mangualde está a comemorar o Dia Mundial da Música até 30 de novembro.
Desenvolvido entre os anos de 2016 e 2019 em Mangualde, através de um protocolo entre o Município localo e a Universidade de Aveiro, o projeto “A nossa música, o nosso mundo: bandas filarmónicas, associações musicais e comunidade local (1880-2018)” serve de mote para dois meses de comemorações em Mangualde.
Segundo comunicado da autarquia, “nestas comemorações são exibidos alguns resultados desta investigação levada a cabo pela investigadora Margarida Cardoso, nomeadamente no que diz respeito ao contributo das bandas filarmónicas para o desenrolar da vida social em Mangualde, desde os inícios do século XX até à actualidade”.
Para além das iniciativas musicais, o programa inclui ainda a inauguração da exposição “Bandas Filarmónicas em Mangualde no séc. XX e Atualidade” que estará patente na Biblioteca Dr. Alexandre Alves, durante os meses de outubro e novembro. As comemorações contam ainda o lançamento da biografia de José dos Santos Pinto, um “músico filarmónico” natural de Lobelhe do Mato (Mangualde), que construiu um percurso profissional fora do seu concelho.