Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde vai ter 550 lugares de estacionamento inteligente


O centro da cidade de Mangualde vai ter um dos maiores projetos de estacionamento inteligente do país, com 550 lugares sensorizados, num investimento superior a 300 mil euros.

Os trabalhos do “Smart Parking”, cujos trabalhos arrancaram esta segunda-feira, têm como objetivo implementar um sistema de informação de mobilidade urbana em tempo real.

O projeto contempla a colocação de sensores em lugares individuais e parques de estacionamento e a instalação de painéis com a informação da disponibilidade dos lugares.

“É um projeto que vai facilitar muito a vida dos cidadãos, que coloca Mangualde na linha da frente no que diz respeito a soluções tecnológicas e digitais, em direção a um território inteligente e sustentável”, afirma o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.

Será ainda criada uma plataforma que vai concentrar e gerir toda a informação sobre a ocupação dos cerca de 550 lugares. A disponibilidade de estacionamento será facultada aos cidadãos através de uma aplicação para telemóvel (app).

“O facto de os cidadãos deixarem de andar à procura de lugar para estacionar os veículos, poupa-lhes tempo e dinheiro e contribuímos para a neutralidade carbónica, tornando o território mais competitivo e atrativo”, considera Marco Almeida.

Os trabalhos estão concluídos durante o final do mês de novembro de 2023.

O investimento do “Smart Parking” de 319 mil euros é cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.

No futuro, as zonas pagas vão manter-se as mesmas, sem qualquer alteração.