Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mapas Natureza alcança a Serra da Gardunha na despedida


O projeto Mapas Natureza terminou a viagem pelas áreas naturais da Região Centro nos dias 15 a 17 de outubro.

Depois de nove bonitos encontros, este desafio de programação em rede alcança a Serra da Gardunha, com atividades abertas ao público no Fundão, em Alpedrinha e Castelo Novo.

Desde julho, o Mapas Natureza levou concertos, criação colaborativa, instalações, documentários, piqueniques, caminhadas performativas e atividades a Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo, Vouga-Caramulo, Açor, Serras d’Aire e Candeeiros, Malcata, Vale do Côa e Gardunha.

Foram mais de 50 artistas, da música às artes plásticas, que percorreram dez destinos naturais portugueses num programa que propôs o encontro entre a natureza, as comunidades e as artes.

Dar eco a uma narrativa do real que a partir da memória do indivíduo e da vida se guia pela arte, é esta a missão da primeira edição do Mapas Natureza.

Promovido pela Destinature, o programa completo poderá ser consultado em mapas-natureza.pt.

O Mapas Natureza é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro, com o apoio do Município do Fundão.

 

Sexta-feira, dia 15 de outubro | Parque Verde | Fundão
21h30 Pessoas-Mapas (Projeção)
Uma série de quatro minidocumentários que retratam múltiplas experiências de habitar este território natural. Apresentam pessoas e a forma como interagem e vivem as suas regiões.
Como inspiram, cuidam e habitam o lugar onde vivem, quem são e como chegaram ali.
22h00 Criatura (Concerto)
A CRIATURA é um eclético bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição.
Sábado, dia 16 de outubro | Largo Dr. Manuel Proença | Alpedrinha
17h00 Conversa
Para dar a conhecer e a compreender a forma como se vive em comunidade, a forma como se habita em territórios naturais e a forma como se olha a arte e a cultura a ocuparem o espaço, convidamos os habitantes locais para vir conversar sobre estes temas.
18h00 António Supico (Instalação)
António Supico nasceu no Fundão, onde cresceu e iniciou os estudos. O interesse pelos costumes e tradições do povo da Beira Interior levam-no a eleger a fotografia como primordial forma de transmissão plástica dos valores a que estreitamente se vincula. Nas últimas décadas, tem recolhido um vasto património fotográfico, extensivo a todas as freguesias do concelho e particularmente ao Fundão.
21h30 Pessoas-Mapas (Projeção)
22h00 Ricardo Martins + Grupo de Bombos de Lavacolhos
Ricardo Martins tem procurado o futuro da sua música, desdobrando-se a solo nos últimos anos. Tem vindo a construir nas suas aparições ao vivo um caminho cada vez mais abrangente, com a bateria a desdobrar-se em algo maior, mais vasto, sempre mais exploratório. Ricardo junta-se ao Grupo de Bombos para que em conjunto, possam cocriar temas musicais.
Domingo, dia 17 de outubro | Praia Fluvial de Castelo Novo
10h30 Percurso Sonoro (Caminhada com Luís Antero) e Jogos do Helder
Percurso Sonoro (Caminhada), com Luís Antero – Paisagista, documentarista e arquivista sonoro. Desenvolve desde 2008 um trabalho de recolha e documentação do património acústico de várias zonas do território nacional, com base em gravações sonoras de campo.
Jogos do Helder – Os Jogos do Helder despertam os sentidos, animam o físico e estimulam o cognitivo criando, simultaneamente, um ambiente de convívio permanente. Aumentam a auto-estima de qualquer um, que tenha 4 ou 100 anos, não há limites.