Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Marcelo Rebelo de Sousa quer Queijo Serra da Estrela como património mundial


O Presidente da República marcou presença na Feira do Queijo Serra da Estrela, cuja 44ª edição aconteceu este fim-de-semana em Celorico da Beira, logo na sexta-feira na inauguração do certame. E lançou o repto. Este tem de se tornar Património Mundial, tendo pedido que se lance uma candidatura para que tal aconteça, considerando-o um produto “único no mundo”.

“Isto é uma região muito forte. Muito, muito forte, A região Centro toda ela, mas a região da Serra da Estrela, dentro da região Centro. Tem tudo, não é só o queijo, que é único no mundo, tem de ser património mundial”, defendeu o Presidente da República que tem marcado presença também nas últimas edições e que destacou depois de observar atentamente que existiu um “aumento do número de expositores” nesta edição.

O chefe de Estado aproveitou ainda para enaltecer a região e as gentes que por aqui vivem, referindo que são “gente notável, é uma gente cheia de força. Aguenta o frio, aguenta a seca, aguenta as dificuldades todas da natureza e resiste”, dizendo que quer atrair gente jovem e nova para a região, tanto para viver como em turismo, para descobrirem o turismo de natureza e gastronómico muito baseado nas pessoas que por cá existe.

Terminou pedindo aos autarcas de vários municípios presentes que dêm o seu contributo para “pôr a região da Serra da Estrela na moda”.