Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Maria Teresa Maia Gonzalez entre as nomeadas ao prémio literário ALMA


A escritora e autora Maria Teresa Maia Gonzalez é uma das cinco nomeadas portuguesas para a edição de 2019 do prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA). Entre 246 candidatos de 64 países estão nomeados cinco candidatos de Portugal. O vencedor será anunciado a 2 de abril do próximo ano.

Maria Teresa Maia Gonzalez está, pela quarta vez, entre as nomeadas para este prémio literário sueco, ao qual concorrem também, em representação de Portugal, Catarina Sobral, Luísa Ducla Soares, Bernardo Carvalho e a associação cultural Andante.
Com um prémio monetário de cinco milhões de coroas suecas, cerca de 480 mil euros, o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) é considerado um dos mais prestigiados a nível mundial no fomento da literatura e da leitura para crianças e jovens.
Criado pelo governo sueco em homenagem à escritora Astrid Lindgren, a distinção foi atribuída pela primeira vez em 2003 ao autor norte-americano Maurice Sendak. Na edição de 2018, o galardão foi atribuído à escritora norte-americana Jacqueline Woodson.

Sobre a autora e escritora
Nascida em Coimbra, em 1958, Maria Teresa Maia Gonzalez passou parte da sua infância em Fornos de Algodres.
Dedicada à literatura para a infância desde finais dos anos 1980, Maria Teresa Maia Gonzalez, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, e é uma das mais vendidas e prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes. Coautora da coleção “O Clube das Chaves”, é ainda autora de inúmeras outras obras, incluindo vários títulos premiados. “A Lua de Joana” e “O Pai no Tecto” são os seus maiores sucessos editoriais.
Já publicou mais de uma centena de livros direcionados sobretudo para crianças e jovens, em coleções como “Profissão: Adolescente”, “Um palco na escola” e “Zoomanias”.