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Diretor: Paulo Menano

Mário Patrão de Seia no seu 11º Dakar


Mário Patrão, o piloto de Seia, vencedor da classificação destinada aos pilotos +45, no Dakar 2023, está em Alula, na Arábia Saudita, onde, ontem, tiveram lugar as habituais verificações administrativas e técnicas que antecedem o início da prova rainha do TT Mundial, que hoje inicia, com a disputa de um prólogo de 28km.
Na sua 11ª participação no Dakar, Mário Patrão, piloto que em 2023 conquistou também um fantástico lugar no pódio da Original by Motul, a emblemática categoria “Malle Moto” surpreende todos e participa, este ano, aos comandos de uma novíssima Honda CRF450 RS2 Rally. “Iniciei há 10 anos a minha aventura no Rally Dakar!
Este ano já depois da minha inscrição na categoria Malle-Moto foi-me lançado o desafio de participar no Dakar 2024 com uma moto absolutamente nova e criada para o efeito, pela Honda. Participar com uma moto nova, sem testes prévios, confesso que me fez voltar a ter o ‘frio na barriga’, como se fosse a minha 1ª participação. Mas como sempre gostei de desafios e de me superar, aceitei esta proposta. Sinto-me honrado pelo convite. Espero estar à altura. Agradeço aos meus patrocinadores e à Honda pela oportunidade… Estamos juntos e prontos para iniciar o Dakar 2024”, refere Mário Patrão. Depois de longos anos em África e, posteriormente, na América do Sul, o Rally Dakar 2024 tem a sua 5ª edição consecutiva a ser disputada na Arábia Saudita, com um traçado que promete, uma vez mais, ser muito exigente.
A prova que arranca hoje termina em Yanbu, no dia 19 de janeiro. São 14 dias de corrida, repartidos por 12 etapas e um prólogo. Tem um dia de paragem, a 13 de janeiro, na capital Riyadh. O percurso é composto por 60% de percursos novos, num total de 7.881km, dos quais 4.727km são cronometrados.
Nesta edição de 2024 vai ser ainda introduzindo um conceito totalmente novo: uma etapa crono de 48 horas, realizada em 2 dias, em que os competidores, espalhados entre 8 acampamentos, são deixados à sua própria sorte.