Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Ministra da Coesão Territorial em Vouzela


A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deslocou-se ao concelho de Vouzela, ontem, dia 29 de novembro, para presidir ao lançamento da primeira pedra do centro de desenvolvimento de tecnologia energética.

Trata-se de um projeto-piloto que permite produzir energia limpa todos os dias do ano, sem depender das condições climatéricas, num investimento totalmente privado.

“Não temos receio de aceitar propostas e modelos, de fazer testagem, de demonstrar e de perceber se podem ser viáveis e se podem resultar em boas soluções”, sublinhou Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, na ocasião.

“Temos obviamente interesse na inscrição de Vouzela no mapa das energias renováveis em projetos inovadores e num tema tão atual como o da transição energética”, adiantou.

Para a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, este pode vir a ser um investimento muito vantajoso para o território. “Podemos ter o concelho de Vouzela alimentado, a não gastar um cêntimo em energia e a gastar apenas energia limpa com base numa fonte sustentável”, realçou a governante, acrescentando que vai “acompanhar e aguardar com expectativa” o desenvolvimento do projeto, cujos primeiros resultados devem ser conhecidos “nos próximos dois anos”.

Este projeto de iniciativa empresarial está a ser acompanhado pela Direção-Geral de Energia e Geologia e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Ana Abrunhosa inaugurou alojamento local em Adsamo

A deslocação a Vouzela terminou com a inauguração do alojamento local Isatour – Natural Park House.

Enaltecendo a valia do investimento privado realizado, Rui Ladeira considera que este alojamento é um bom exemplo de aplicação dos fundos comunitários, pois “vai permitir ajudar a revitalizar uma aldeia que foi perdendo gente e atividade nos últimos anos”.

Para a Ministra da Coesão Territorial “este casal, a Isabel e o Fernando, é um exemplo pela positiva e que está em comunhão com o território envolvente. Este é mais do que um projeto turístico, é um projeto de inclusão, de sustentabilidade e de valor ambiental muito grande”, concluiu.

O alojamento inaugurado conta com sete quartos e localiza-se na aldeia de Adsamo, na freguesia de Ventosa.