Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Muito Menos – Uma História de Sucesso


A primeira loja Muito Menos abriu em Julho de 2010. No inicio da crise em Portugal e na Europa. Agora, em dezembro de 2019, abriram a segunda loja, mas nem sempre foi um caminho fácil de percorrer.

Estivemos com um dos responsáveis, por este Supermercado de sucesso no interior do país, no dia em que esta loja completava 10 dias de existência. Enquanto a primeira loja já conta com quase 10 anos de serviço.

A primeira loja situa-se em Seia, de onde os dois sócios são naturais. Seia foi o destino final da primeira loja, precisamente por ser a área de residência dos responsáveis por este projeto, e pelas necessidades que o concelho apresentava.

O Muito Menos, é um conceito diferente de tudo o que já existia, mas ao mesmo tempo, nas palavras de um dos responsáveis, “É o colmatar de tudo o que há de bom”. Os grandes responsáveis por esta agora cadeia de supermercados concentraram-se em ter na sua loja a melhor e maior diversidade possível de produtos, sendo que o seu cliente não necessitaria de se deslocar a mais nenhum local para satisfazer as suas necessidades de compra.

O Muito Menos conta assim com os mais diversos produtos: Eletrodomésticos, têxteis e decoração, utensílios agrícolas, acesso a sementes, produtos auto, desportivos e de lazer. E claro a mais diversa gama de produtos de supermercado.

A loja detém todos estes serviços desde a sua inauguração, e o responsável conta que a principal razão para se introduzem no mercado terá sido “a grande lacuna que existia a nível de oferta de produtos agrícolas”.

Para além da grande oferta neste setor, a loja conta ainda um departamento de engenheiros especializados em agronomia, disponíveis para atender a qualquer dúvida, que os seus clientes possam ter a nível de aplicação de produtos e técnicas agrícolas. Este setor tem o nome de “Farmácia Agrícola”, e é também um fator de valorização desta empresa, e um fator de aproximação aos seus clientes, e aos costumes do interior.

Este setor acaba por criar um mercado de relação. Este tipo de mercado é segundo o responsável, o sucesso da primeira loja. Onde o cliente se relaciona com os funcionários e com os técnicos responsáveis, de modo a criar uma relação de confiança, nos produtos e nas pessoas.

A estratégia da empresa passa por oferecer os preços mais baixos do mercado, e os mais diversos produtos, sem pressionar o cliente a comprar, embora nas palavras do responsável tenham sempre técnicos disponíveis para aconselhar o cliente.

Numa estratégia de interiorização, criação de postos de emprego e valorização do território, a primeira loja abriu, desenvolveu-se a todos os níveis, e sem qualquer tipo de apoio externo sentiu assim a necessidade de crescer em área geográfica, nascendo assim uma segunda loja, a loja em Celorico da Beira. Segundo os responsáveis, Celorico da Beira foi o concelho que melhor recebeu a ideia destes investidores, e a Loja promete assim abranger uma área geográfica que não inclua apenas Celorico da Beira, mas também Fornos de Algodres, Trancoso, e algumas aldeias do concelho da Guarda.

Em Celorico, a Loja conta com mais de 30 funcionários, e veio dar mais-valias para a empregabilidade da zona. Segundo os responsáveis, a nível de perspetivas futuras estará inicialmente a estabilização da nova loja.

A empresa conta pelo menos com 3 prémios pela excelência do seu serviço, Empresa Gazela em 2015, PME líder em 2015 e 2018. A filosofia da empresa passa por tentar apresentar os preços mais baixos do mercado onde se apresenta, e pelo conceito inicial da diferença.