A Câmara Municipal de Fornos de Algodres sensibilizada para a problemática da Vespa Asiática, organizou, pelo terceiro ano consecutivo, uma sessão de esclarecimento para todos os apicultores do Concelho, na passada sexta-feira, 9 de abril, no Centro Cultural Dr. António Menano.

Cumprindo todas as recomendações da Direção Geral de Saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, fez questão de agradecer a todos os apicultores o “excelente trabalho que têm feito”, afirmando a sua ajuda quer no combate à vespa asiática, quer na valorização e divulgação do produto: o mel. Manuel Fonseca realçou ainda que a estratégia de combate da vespa asiática é essencial e fundamental para a sustentabilidade da apicultura.

Após a partilha de ideias, sugestões e saberes para uma melhor estratégia local de combate à vespa asiática, pelo perito Eng.º Rui Serranito, foram entregues a todos os apicultores armadilhas (300 no total) e respetivo atrativo (30 litros).

Na sessão de esclarecimento esteve ainda presente a equipa da Proteção Civil e o Vereador Bruno Costa, responsável pelo pelouro do Ambiente.

Esta ação enquadra-se no ODS 15 “Proteger a Vida Terrestre”, na medida urgente de travar a perda de biodiversidade e proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas.