Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Mangualde sensibiliza para o Tráfico de Seres Humanos


O Município de Mangualde irá promover, no dia 24 de novembro, duas ações de sensibilização sobre o tráfico de seres humanos.

A primeira iniciativa decorrerá pelas 11h, no auditório da Câmara Municipal. A segunda sessão realiza-se pelas 15h00 e tem lugar no edifício da COAPE, no 2.º andar.

A ação visa dotar as pessoas de informação relativa ao modus operandi do Tráfico de Seres Humanos, sensibilizando-as para as diversas formas de exploração e de recrutamento, a fim de prevenir a sua vitimação.

As sessões de sensibilização centram-se em diversos objetivos específicos, tais como: Interpretação do conceito de tráfico de seres humanos; Reconhecimento do caráter criminoso do tráfico de seres humanos; Promoção da consciencialização e reconhecimento do fenómeno de modo a prevenir o aliciamento; Identificar fatores de risco associados ao aliciamento de vítimas, sinais de alerta e indicadores da prática deste crime, tendo em vista a prevenção da vitimação; Saber como atuar e quem contactar em caso de possível situação de tráfico.

PROGRAMA:
O Tráfico de Seres Humanos como uma violação de Direitos Humanos

*A experiência de vitimação – Casos práticos de situações de Tráfico de Seres Humanos e notícias ilustrativas desta realidade.
Recrutamento – TSH para fins de exploração laboral

*Os setores profissionais de maior risco para a prática de Tráfico de Seres Humanos;
*Anúncios de jornais – sinais de alerta no momento de recrutamento;
*Entrevista de emprego – sinais de alerta no momento de recrutamento;
*Recomendações: como agir antes de aceitar uma proposta de emprego em Portugal e no estrangeiro.

Estruturas de apoio e meios de denúncia