Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Tondela atribui 30 bolsas de estudo a alunos do ensino superior


O Município de Tondela vai atribuir este ano 30 bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

 

Cada um destes estudantes vai receber 557,60 euros. No total, a autarquia estima investir nesta medida mais de 16.700 euros.

 

As candidaturas às bolsas podem ser feitas a partir desta quarta-feira (13 de novembro) e até 6 de dezembro (sexta-feira).

 

Este ano todo o processo deverá ser tratado nos Serviços Online da Câmara Municipal, em balcaounico.cm-tondela.pt . No separador referente à educação, após o registo, os candidatos encontrarão o formulário que é necessário preencher e submeter, assim como toda a documentação solicitada no respetivo regulamento.

 

Em alternativa, os interessados poderão também tratar de todo o processo de candidatura de forma desmaterializada no balcão único, nos paços do concelho.

 

Podem candidatar-se a este apoio todos os estudantes do ensino superior que demonstrem empenho e dedicação no seu percurso letivo e que, simultaneamente, apresentem uma situação socioeconómica com baixo rendimento per capita. Como fator de majoração é dada prioridade às famílias numerosas.

 

As bolsas foram lançadas pela Câmara Municipal com os objetivos de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino universitário e de incentivar os jovens a prosseguirem os estudos para além do secundário.

 

Além de uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, a atribuição destas ajudas é também um investimento no tecido económico, social e cultural do concelho, que passa a ficar dotado de quadros técnicos superiores e uma de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento.

 

Os primeiros apoios começaram a ser entregues em 2016. De lá para cá, já foram atribuídas pela autarquia 149 bolsas, num valor global a rondar os 100 mil euros.