Núcleo Viseu da IL assinala “25 de Novembro de 1975” com Palestra dedicada a José da Silva Carvalho
Mais uma vez o Núcleo Territorial de Viseu da Iniciativa Liberal, vai querer assinalar o “25 de Novembro de 1975”.
Este ano, as comemorações terão lugar, a 23 de Novembro, no Auditório Municipal de Santa Comba Dão. Irão consistir numa palestra, conduzida pelo Prof. António Neves, para nos dar a conhecer a vida e obra de José da Silva Carvalho. Para além da palestra, haverá lugar a uma visita ao jardim e esconderijo na casa do liberal do sec. XIX, localizada em Vila Dianteira, S. João de Areias.
José da Silva Carvalho nasceu na vila de S. João das Areias no ano de 1782. Formou-se em direito na Universidade de Coimbra tendo sido advogado e magistrado, ministro de D. João VI, D. Maria II e D. Pedro V. Foi ainda o primeiro presidente do supremo tribunal de justiça. A sua ação política foi decisiva para a vitória da Revolução Liberal e posterior vitória dos liberais sobre os miguelistas, sendo um dos grandes responsáveis pela edificação do regime liberal.
Salvo as devidas diferenças, a Iniciativa Liberal vê um paralelismo evidente entre a Revolução Liberal, iniciada a 24 de Agosto de 1820 e o 25 de Abril de 1974.
Estas duas revoluções iniciaram processos de transformação política, abrindo os horizontes do nosso país. Ainda assim, os eventos destes dois dias históricos, apenas garantiram a possibilidade do povo português poder lutar pela sua liberdade. Para sermos efetivamente livres, seria preciso muito mais. A Revolução Liberal só triunfaria definitivamente a 26 de Maio de 1834 com a assinatura da Convenção de Évora Monte. O 25 Abril de 1974 só triunfaria de forma definitiva a 25 de Novembro de 1975.
A instabilidade política causada por estas duas revoluções, levantou a possibilidade de forças antidemocráticas lutarem pelo poder. Foi por isso necessário que os portugueses defensores da democracia se batessem por aquilo em que acreditavam.
Homenagear José da Silva Carvalho é sem dúvida uma excelente forma de comemorar o 25 de Novembro. Um homem que acreditava na separação de poderes, na ideia de que a legitimidade dos governantes emana do povo e de que estes devem governar para o povo.
São estes pilares basilares de qualquer sociedade democrática, defendidos pela Iniciativa Liberal e nos quais assenta a prosperidade das nações.
Neste sentido a IL Viseu convidou os membros do partido, os Órgãos de Poder Local, os partidos políticos e a comunidade em geral, para estarem presentes neste evento e conhecerem tão ilustre figura da nossa história.