Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

O melhor vinho do ano em Portugal é da Beira Alta


Os distritos de Viseu e da Guarda, na sua fronteira entre Penalva do Castelo e Vila Nova de Tazem (em Gouveia) têm mais do que nunca motivos para celebrar! É que o vinho do ano em Portugal, nos chamados “Óscares do vinho e da gastronomia” da Revista de Vinhos, foi um vinho da região, o Tinto do Dão Vinha Negrosa 2019, em cerimónia realizada na última sexta-feira no Porto.

Este vinho, proveniente de vinhas situadas mesmo no sopé da Serra da Estrela, é da autoria do produtor Marcelo Villela Araújo, mentor dos Textura Wines, empresa vinícola da região que começou em 2018 como um projeto familiar que pretende valorizar o vinho do Dão e que tem vindo a apostar muito na viticultura biológica e no enoturismo. No total tem 22 hectares de vinhas, entre 7 parcelas diferentes localizadas em Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, e em Penalva de Castelo. Quanto ao seu método de trabalho, a empresa refere que pratica uma “enologia pouco interventiva, que reflete o solo e o local de cada uma das vinhas, com o objetivo é chegar a vinhos com caráter, elegantes e distintos. O respeito pelo local e a sua biodiversidade (solo, flora e fauna, pessoas e comunidade), a preservação dos recursos (naturais e culturais) e o desenvolvimento local são a base dos nossos princípios fundamentais”, referem.

Quanto a este vinho, foi obtido a partir das castas Jaen (50%) e Alfrocheiro (50%) de uma vinha com mais de 30 anos. O prémio atribuido refere que é um vinho que se distingue pela sensação de frescura na boca, “provocada pelos aromas delicados com um toque frutado. Conta ainda com algumas notas balsâmicas e de especiaria. Devido à sua concentração, é um dos tintos com maior “potencial para envelhecer em garrafa”.