
Plano de Emergência da Empreitada de Modernização da linha da Beira Alta, troço Mangualde – Celorico da Beira
O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, esteve presente ontem nos trabalhos de análise do Plano de Emergência da Empreitada de Modernização da linha da Beira Alta, troço Mangualde – Celorico da Beira e na definição dos Pontos de Encontro para procedimentos gerais de atuação em caso de acidente.
Esta visita foi efetuada juntamente com a Proteção Civil Municipal de Mangualde, Proteção Civil Municipal de Fornos de Algodres, Bombeiros de Mangualde, Bombeiros de Fornos de Algodres, Bombeiros de Celorico da Beira, Autoridade Nacional de proteção Civil da Guarda e técnicos da empresa que irá realizar os trabalhos.
As obras da modernização deste troço irão permitir reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal, com a Europa, procurando viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente e potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
Esta intervenção contribui para alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046 e, ao mesmo tempo, aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.
Para o autarca Mangualdense “esta é uma obra extremamente importante, não só para o concelho de Mangualde mas também de enorme relevância para o território do interior e para Portugal, pois dinamizará e revolucionará o transporte de mercadorias no nosso País.”