Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Portugueses fizeram mais compras este Natal


Pese embora a inflação de preços que começou ainda no ano passado, a empresa de pagamentos SIBS anunciou hoje que o número de compras físicas e online este dezembro aumentou 20% face a dezembro de 2021.
O grande destaque da empresa foi mesmo para o aumento de 31% nas compras remotas, aquelas que mais cresceram face a 2021. “Os mais recentes dados do SIBS Analytics, revelam que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% em número face ao ano anterior. O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021”, refere a empresa em comunicado.
Apesar de existir um aumento do número de compras e pagamentos, o valor médio da compra baixou 2,6%, sendo agora de 36.30 euros por compra a média. 15% das compras realizadas no último mês de dezembro são já feitas online, mais 1% que no ano passado, o que demonstra um crescimento superior às compras feitas fisicamente. O crescimento do MB Way é também destacado, já que por exemplo comparando com dezembro de 2020 cresceu mais de 5 vezes.
Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano de 2022 foram sem surpresa os presentes mais comuns desta época natalícia: Jogos e Brinquedos (cresceu 3.2 vezes), Perfumaria e Cosmética (.,3 vezes) e Casa e Decoração (2 vezes). Também relacionado diretamente com o Natal, o maior pico de compras foi à hora de almoço do dia 23 de dezembro, nas compras “de última hora”. Foram 365 transações por segundo, um máximo histórico na rede multibanco.