Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Prazos para as Submissões na Plataforma da Bandeira da Ética


Submissões na Plataforma da Bandeira da Ética até ao dia 31 de dezembro. Os clubes que estão no processo de Certificação, sobre a questão da Bandeira da Ética, sendo que todos os clubes a quem já foi atribuído a Bandeira da Ética e que tenham um prazo de validade da mesma até perto do final da presente época desportiva, não necessitam de desenvolver uma iniciativa ou projeto, apesar da sua realização em todas as épocas desportivas.
Os clubes que apenas queiram atingir o nível de Certificação de Centro Básico de Formação não necessitam de fazer nada neste parâmetro.
Os restantes clubes, que irão tentar obter Estrelas e que ainda não submeteram uma intenção ou concretização de uma iniciativa ou projeto, terão de o fazer na Plataforma da Bandeira da Ética até ao dia 31 de dezembro. Se não o
fizerem, perdem a possibilidade de participar no processo de Certificação da Federação Portuguesa de Futebol.
Bandeira da ética

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto.

A implementação e operacionalização da Bandeira da Ética compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), mediante a criação de uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização. Na sua conceção contou com o apoio da Universidade dos Valores.

O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos seguintes pressupostos:

  • Construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto;
  • Uma conceção compatível e aplicável a todas as modalidades desportivas;
  • Uma metodologia que garanta processos justos, transparentes e de autogestão;
  • A capacidade de gerar reconhecimento para iniciativas desportivas que apostam na temática da ética e valores no desporto.

A Bandeira da Ética compreende os seguintes objetivos:

  • Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
  • Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
  • Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
  • Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida.

A Bandeira da Ética assenta numa plataforma tecnológica que viabiliza duas principais funcionalidades:

  • a submissão de candidaturas à certificação, que se refere ao próprio processo de obtenção da acreditação
  • o repositório de boas práticas de ética e valores no desporto, onde são arquivados um conjunto de recursos de excelência, disponíveis para consulta por parte da comunidade da Bandeira da Ética.