Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Projeto “Entre Serras” apresenta “Cosmologias” no Sabugal


A exposição ‘Cosmologias’ foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 16 de julho, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal.

Esta mostra, que surge através do Projeto Entre Serras (PES), Rede de Arte Contemporânea, entre Agricultura e Biodiversidade, reúne trabalhos de escrita, fotografia e vídeo dos artistas Duarte Belo, Erik Samakh, Laetitia Morais, Carlos Casteleira e Annick Boissel, que convidam os visitantes a escutar as pedras. Entre as estrelas e as serras, as paisagens dizem-nos para ouvirmos o vento e a água. Entre a terra e o céu, a arte fala-nos do espaço e do tempo.

Num conjunto de ações coletivas e participativas, numa combinação entre as comunidades e as forças vivas do território, o PES destaca a importância de viver em sintonia com a terra e olhar o céu para ativar imaginários.

A exposição ‘Cosmologias’ pode ser visitada até ao dia 15 de setembro, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Ainda neste âmbito, vai decorrer esta quarta-feira, dia 21 de julho, a partir das 18 horas, no Museu e Auditório Municipal do Sabugal, uma mesa-redonda em que a temática vai incidir na reflexão sobre como nos relacionamos e como nos queremos relacionar com o mundo que nos rodeia. Da importância das artes, das ciências e da tecnologia nas interações com os meios animais e humanos. Segue-se a projeção do documentário ‘Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal’ que revela a enorme biodiversidade do Grande Vale do Côa e os esforços de renaturalização que estão a ser feitos para a sua preservação.

Considerando o atual contexto pandémico, e face às restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde, a participação na mesa-redonda é limitada (sujeita aos lugares disponíveis), com necessidade de reserva através do seguinte contacto telefónico: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou do email: projectoentreserras@gmail.com.