Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PSD GUARDA: BRIGADAS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA DE APOIO AOS LARES CRIADAS PELO GOVERNO SÃO INADEQUADAS E NÃO DÃO RESPOSTA


As brigadas de intervenção rápida para apoio imediato aos lares com surtos de COVID-19, anunciadas pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no passado dia 4 de setembro, até ao momento, têm-se revelado deficitárias, inadequadas, não dando, por isso, resposta às situações urgentes que têm surgido no distrito.

À boa maneira socialista “primeiro anuncia-se e depois logo se vê”, prejudicando as instituições e quem mais está a sofrer com esta pandemia por falta de prontidão em resolver este problema.

Passaram quase dois meses do referido anúncio, em que a governante explicou que o objetivo seria garantir uma resposta “pronta a intervir” no caso das instituições ficarem sem pessoal devido a surtos graves de covid-19, mas o que realmente está a acontecer, no terreno, é que nos lares que estão em rutura grave, a tal pronta e tão necessária ajuda destas equipas multidisciplinares não se tem verificado. As Instituições estão assim, nesta matéria, entregues a si próprias.

A Distrital do PSD da Guarda lamenta que, numa altura em que estas instituições e os cidadãos mais precisam do Estado, é o próprio que se revela incapaz de prestar o necessário auxílio. Vivemos tempos difíceis, é certo! Mas, constatar que uma franja da nossa população se encontra em situação tão fragilizada e vulnerável, como é o caso das pessoas idosas residentes em lares, é sentir que o próprio Governo também se encontra à deriva – perdido entre as promessas e a ausência duma atitude firme que ajude a dirimir a disseminação deste malfadado vírus e a promover os cuidados e a informação dignas de um Estado de direito e social e de uma democracia que se preze.

Neste estado de calamidade em que vivemos, nem o facto da Secretaria de Estado da Ação Social estar sediada na Guarda tem servido para resolver esta e outras situações no distrito. Neste caso concreto, o que tem acontecido é esta Secretaria de Estado assistir impavidamente às dificuldades existentes, sem que dê uma resposta atempada capaz de resolver esta situação de emergência para os lares de idosos.

Perante esta situação preocupante, que não tem merecido o verdadeiro empenho do Governo, a Distrital do PSD da Guarda pede à Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que reforce, com urgência, as Brigadas de Intervenção Rápida no Distrito, por forma a dar resposta às reais necessidades neste quadro de pandemia como a que estamos atualmente a viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.