
PSP de Viseu sensibiliza para o Bullying
A Polícia de Segurança Pública de Viseu, no âmbito do Programa Escola Segura, entre maio e o presente mês de junho, apesar das restrições impostas pela pandemia e cumprindo com as normas da DGS, realizou várias ações de sensibilização, sobre a temática “ Bullying/Ciberbullying, na Escola Profissional Mariana Seixas, Colégio da Via Sacra e Agrupamento de Escolas Grão Vasco, dirigidas aos alunos do 2º e 3º. Ciclos, envolvendo cerca de 400 alunos e 30 docentes.
A Polícia pretende com estas ações, que têm vindo a ser realizadas ao longo do ano letivo, alertar e sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa, para a existência de situações de violência exercida nas escolas, que vulgarmente se identifica como Bullying, que é caracterizado por atos contínuos de violência física, psicológica e/ou emocional, intencionais e repetidos, com a finalidade de infligir dor e angústia, praticados por um indivíduo ou um grupo de indivíduos diretamente contra a vítima, que não é capaz de se defender.
Na maioria destes atos ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage e não fala sobre a agressão sofrida, muitas vezes exercida através das redes sociais, designado por Cyberbulling sendo este, o ato de intimidar, hostilizar e difamar uma pessoa através das redes sociais.
Estas ações visam sensibilizar alunos, pais, professores e assistentes operacionais para este tipo de violência, bem como consciencializar e capacitar este público para detetar sinais de alerta e apoiar e encaminhar vítimas e agressores.
A Polícia aconselha os pais a estarem atentos às alterações de comportamento dos filhos, desinteresse na escola, alterações nos resultados escolares, alterações de humor, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono,), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, pois podem traduzir sintomas de uma vítima de bullying/ciberbullying”.