
Quercus denuncia destruição de habitat de cegonha-branca no Fundão
Em comunicado, a organização ambientalista Quercus denunciou a destruição de uma área natural no concelho do Fundão que afetou diretamente o habitat de uma população significativa de cegonhas-brancas, com o intuito de construir uma central fotovoltaica.
No mesmo comunicado, a ONG alertou para esta destruição de uma zona de carvalhal-negral”, habitat de uma “colónia de cegonhas-brancas junto à A23”, num terreno que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia, já com “histórico de cortes do carvalhal e destruição ninhos de cegonhas”.
A Quercus denunciou ainda que as obras decorreram sem aviso de licenciamento instalado como é obrigatório por lei, referindo que avançaram “com mobilização do terreno e os bosquetes de carvalhal, de espécie roble e negral, já foram praticamente todos arrasados”, tendo agora pendente um pedido ao ICNF para cortar os restantes carvalhos ainda no local e que têm os ninhos de cegonha-branca nos seus topos. A Quercus já apresentou queixa por estes factos apresentados em comunicado.