Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Recriação histórica do cerco de Almeida envolve 500 figurantes


A vila de Almeida promove até domingo, 25 de agosto, a décima quinta edição da Recriação Histórica do ‘Cerco de Almeida’, evento que evoca o acontecimento que levou à capitulação daquela praça-forte a 28 de agosto de 1810. A encenação conta com a participação de cerca de 500 encenadores, alguns deles oriundos de países como Espanha, Inglaterra e França.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, a recriação deste ano vai ter um maior número de recriadores históricos, assumindo o autarca que o evento “é o grande cartaz de Almeida”, acrescentando que este ano a vila “está a registar um acréscimo substancial de visitantes”.
O autarca local prevê que durante a 15.ª recriação histórica do cerco de Almeida passem por aquela vila fronteiriça 30 mil pessoas de vários pontos do país e também de Espanha. O número de recriadores nesta edição “vai ultrapassar os 500”, sendo os estrangeiros oriundos de Espanha, Inglaterra e França.
Inserida na programação do Cerco de Almeida, terá lugar o Seminário Internacional “Soberanias Europeias e Fortalezas Abaluartadas”, esta sexta-feira, no CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.
As atividades Histórico-Militares estão agendadas para as 17h00 com hastear das Bandeiras na Câmara Municipal de Almeida, seguindo-se a abertura oficial do Mercado Oitocentista, às 18h00. Esta noite, a autarquia promove ainda um Sarau Cultural e Baile de máscaras oitocentista no Picadeiro D’El Rey, às 22 horas, seguindo-se um momento musical com “Angélicus Duo”.
No dia 24 de agosto, pelas 16h00, destaca-se a abertura do Acampamento Histórico Militar e a realização de diversas atividades e oficinas de artilharia, infantaria, cavalaria, balística, entre outros. Nessa noite, terá lugar um concerto com o fadista Camané, mas antes terá lugar o Cerco à Praça Forte pelas tropas de Massena e explosão do Castelo.
O encerramento da 15.ª edição da Recriação Histórica do Cerco de Almeida será feito no domingo com uma visita guiada encenada agendada para as 19h00.