![](https://maisbeiras.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/1_Raid_CIMRBSE_2025_0781.jpg)
Região Beiras e Serra da Estrela proporcionou TT de excelência
Região Beiras e Serra da Estrela proporcionou TT de excelência
A segunda edição do Raid Região Beiras e Serra da Estrela decorreu no passado fim de semana assinalando o início do preenchido Calendário de Atividades do Clube Escape Livre para 2025. Organização conjunta da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) e do Escape Livre, com o apoio MCOUTINHO com a marca Land Rover, reuniu cerca de 50 automóveis e quase centena e meia de pessoas que ficaram a conhecer a região de uma maneira única e inesquecível.
A Região Beiras e Serra da Estrela voltou a oferecer o que tem de melhor: caminhos espetaculares, inesperadas pérolas culturais e históricas e uma gastronomia de excelência, daí o seu enorme sucesso. Desde logo pela extensa lista de participantes, 47 veículos 4×4 e 131 pessoas oriundas do Algarve ao Minho.
Depois o contrato do Clube Escape Livre com São Pedro voltou a ser cumprido oferecendo a todos três dias de tempo seco e, em algumas zonas, mesmo ameno. Os percursos que serpentearam pelos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Manteigas, Sabugal e Seia foram um verdadeiro desafio. O sorriso de todos no final do dia de sábado deixou claro que a escolha do Escape Livre tinha o selo de aprovação dos participantes.
Foram identificados vários locais inesperados e desconhecidos que permitiram a todos conhecer a região de uma forma inesquecível. A base estabelecida no Alambique Hotel Resort & Spa com a possibilidade de desfrutar do Golden Rock Spa contribuiu, de forma decisiva, para o sucesso deste evento. A prova de vinhos da Adega Cooperativa do Fundão ofereceu o mote para o jantar de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com o presidente da CIMRBSE, Luís Tadeu, do secretário executivo, António Miraldes e do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes. Seguiu-se a visita noturna a Belmonte com passagem pelo Ecomuseu do Zêzere, instalado na antiga Tulha dos Cabrais, e pelo Museu Judaico.
O dia de sábado amanheceu com céu limpo e sem chuva, mas com uma brisa fresca que não arrefeceu o ânimo dos participantes. Lama, charcas e caminhos desafiadores foram-se alinhando num percurso dinâmico e exigente que passou e visitou o Museu do Queijo em Peraboa e parou numa das mais conhecidas quintas de produção de vinho da região.
Foi assim que o Raid Região Beiras e Serra da Estrela levou os participantes a experimentar os néctares da Quinta dos Termos e a plantar vinha! Foi plantada vinha que, acreditamos, produzirá no futuro néctares que ficarão para sempre ligado ao evento e, sobretudo, aos seus participantes que, daqui a poucos anos, o poderão encontrar à venda. Algo que nunca foi feito e que graças ao Clube Escape Livre, à CIMRBSE, à CVRBI e à Quinta dos Termos, e do seu entusiasta proprietário, João Carvalho, ofereceu a todos essa inesperada oportunidade.
O almoço decorreu no Cró Hotel Rural, onde marcou presença o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, que deu as boas-vindas ao seu concelho, permitindo, assim que os relatos das aventuras matinais saltassem para cima da mesa com entusiasmo e um denominador comum: alegria e satisfação com o percurso escolhido pelo Clube Escape Livre e pela CIMRBSE. Mas se a conversa tinha como fio condutor essas experiências, a tarde revelou um percurso mais surpreendente, exigente, mas que deixou todos de acordo com uma frase comum: que espetacular foi este Raid Região Beiras e Serra da Estrela!
Após a apressada chegada ao Alambique Hotel Resort & Spa para mais uma demorada passagem pelo Golden Rock Spa, o jantar serviu para retemperar forças e fazer a entrega de várias lembranças e dos sempre desejados Troféus SPAL alusivos ao evento. Ocasião, também, para José Carvalho, do grupo MCOUTINHO reforçar a importância da presença da marca Land Rover com o Clube Escape Livre.
O derradeiro dia amanheceu cinzento, com muitas nuvens, mas ameno e a permitir o deslumbre da paisagem oferecida pela passagem nos pontos mais altos da Serra da Estrela. E a meio do caminho para o Museu do Pão, surgiu a paragem na Ecolã, a fábrica do famoso Burel.
E aqui, mais um exclusivo do Clube Escape Livre, pois João Clara, o proprietário da Ecolã e um defensor acérrimo do Burel e das tradições a ele coladas, ofereceu a todos os participantes uma visita guiada às instalações. Uma visita que ficará, para sempre, na memória de todos.
Atravessando um teimoso nevoeiro a encimar a Serra da Estrela, o caminho serpenteou serra abaixo até Seia para o almoço final que decorreu no Museu do Pão, seguido de visita guiada ao sempre estimulante e sempre diferente espaço. Na hora da despedida ficou uma certeza: este evento ficará assinalado como um dos melhores de sempre do Clube Escape Livre tal a satisfação de todos e a pintura de lama que, orgulhosamente, ornamentava a maioria dos 47 veículos que cumpriram o evento.
Luís Tadeu, presidente da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, comentou que “é uma enorme satisfação ver a alegria dos participantes no final do passeio. Muitos felizes por descobrirem as Beiras e a Serra da Estrela de uma forma nova deixando a promessa de voltar. Ou seja, o objetivo deste Raid Região Beiras e Serra da Estrela foi totalmente cumprido e estamos muito felizes com esta parceria com o Clube Escape Livre.”
Por seu turno, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, era o espelho da alegria dos participantes, lembrando que “tudo fizemos para tornar esta segunda edição tão interessante ou mais que a primeira e o sorriso na cara de todos e as palavras endereçadas à organização deixam-me muito feliz com este retumbante sucesso. Agora vamos colocar o foco no Raid do Bucho e Outros Sabores que chega à 15ª edição tendo como palco de novo esta região, mas com um eixo diferente a ligar Guarda, Manteigas e Freineda com muitas novidades!”
Terminou, assim, a segunda edição do Raid Região Beiras e Serra da Estrela, uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela e Clube Escape Livre e que contou com o apoio da MCOUTINHO com a marca Land Rover, da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL.