Reitor da UBI alerta para necessidade de manter jovens na região
António Fidalgo, reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) afirmou que aqueles que estão no Interior têm que fazer mais do que os outros e alertou que é preciso “fazer tudo” para manter na região os jovens de elevado potencial.
“Estamos numa zona do Interior onde temos sempre de fazer mais do que os outros. O ensino superior na região tem feito um bom trabalho na formação de quadros especializados para o tecido social e para a indústria. Se não fossem as instituições de ensino superior, teríamos um quadro muito diferente”, afirmou António Fidalgo.
Este responsável falava durante a sessão de abertura da conferência Internacional “Regional Helix Summit”, organizada pela Câmara de Castelo Branco, no âmbito das Comemorações do Dia Europeu da Indústria.
“Hoje em dia há um bem escasso em Portugal, que é a juventude. E temos que fazer tudo para manter os jovens de elevado potencial [na região]”, sublinhou o reitor.
O reitor da UBI realçou que atualmente existem grandes movimentos internos ao nível dos recursos humanos mais qualificados, quer para os grandes centros urbanos, quer para o estrangeiro. Contudo, deixou uma mensagem de esperança e disse que a região está a conseguir ser um centro de atração de jovens do hemisfério sul de países de língua portuguesa.
“Devemos ser um dos sítios privilegiados para que esses jovens venham ter uma qualificação superior. É por aí que temos que apostar e fazer a diferença aqui na Beira Interior, de fixar uma população preparada. Temos que dar resposta a estes desafios para ter uma sociedade industrial e tecnológica”, concluiu António Fidalgo.