Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Reservatório de água em Esmolfe substituído


O fontanário público de Esmolfe, concelho de Penalva do Castelo, foi substituído. O equipamento antigo era de cimento e foi agora substituído por um de inox num investimento de nove mil euros. Em causa estava a qualidade da água.

Para acabar com a má qualidade da água do fontanário público de Esmolfe, o município de Penalva do Castelo e Junta de Freguesia de Esmolfe, procederam à compra de um reservatório em inox para substituir o antigo construído em cimento.
Segundo o presidente da Câmara, Francisco Carvalho, o fontanário de Esmolfe é muito procurado pela população do concelho porque se trata de água proveniente de uma nascente e que segundo dizem “é de boa qualidade”. As diversas análises que o município realiza apontam para problemas na água, sendo que a origem da contaminação “está no depósito”.
“O problema é que a água sai potável da nascente mas quando sai do reservatório está imprópria para consumo”, explicou o presidente da Câmara, acrescentando que a única solução é desviar a água do antigo reservatório para o de inox, com capacidade para cerca de três mil litros. Francisco Carvalho refere que apesar das limpezas “constantemente” feitas ao antigo reservatório, a autarquia não tem conseguido debelar o problema.