Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Residência artística vai mostrar “A Arte do Encontro Caramulano”


“A Arte do Encontro Caramulano” é o mote da residência artística que a Binaural – Associação Cultural de Nodar vai promover entre os dias 10 e 13 de abril, em Vouzela.

 

A iniciativa insere-se no âmbito da parceria que a Binaural Nodar tem, há já 14 anos, com o Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro.

 

Cerca de vinte estudantes e professores do estabelecimento de ensino superior vão participar no projeto, conforme revela o coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, adiantando que o mesmo aposta numa “ideia de complementaridade, quer territorial, com o Rio Vouga enquanto símbolo da ligação entre comunidades fluviais, de montanha e marítimas, quer artística, destacando as paisagens sonoras e a arte sonora enquanto áreas interessantes para a inserção em projetos de criação artística contemporânea numa perspetiva multidisciplinar”.

 

Os trabalhos vão decorrer entre o espaço Lafões Cult Lab e a vila de Vouzela, com os seguintes horários: na quinta-feira, entre as 15h00 e as 22h00; na sexta-feira e sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00; e no domingo das 10h00 às 13h00.

 

A proposta vem juntar-se a outras atividades conjuntas já desenvolvidas, nomeadamente a residência artística anual, coorganizada no território de Viseu Dão Lafões, desde 2011 e que, no ano de 2022, motivou a exposição retrospetiva “Entre tempos e lugares”, que decorreu no edifício do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

 

A residência artística está também integrada nas atividades da Rede Tramontana (https://www.re-tramontana.org), um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa e que se relaciona com práticas artísticas e arquivísticas em contextos rurais de montanha de Portugal, de Espanha, de França, de Itália, da Roménia, da Albânia e da Polónia.

 

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.

 

 

 

Ficha artística e técnica:

 

Uma coprodução entre o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e a Binaural Nodar, com apoio logístico do Município de Vouzela.

 

Professor responsável: Paulo Bernardino

Equipa docente: Paulo Bernardino, Sérgio Eliseu e Cristina Castro

Coordenador de ateliê de paisagens sonoras: Luís Costa

Apoio logístico e documentação: Ana Margarida Ferreira, Liliana Silva e Andreia Mota