Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Nova de Paiva: Reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta e Comissão Municipal de Proteção Civil


Decorreu esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a terceira reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, presidida por Paulo Marques, na qualidade de Presidente do Município e da referida comissão.

Estiveram também presentes representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, do Exército Português, da Associação de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, do Clube Desportivo de Caça e Pesca de Vila Nova de Paiva, da Comissão de Compartes e Baldios de Fráguas, da Comissão de Compartes de Alhais, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e também os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho.

Nesta reunião foi votado o Parecer Prévio relativo ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) para o período de 2022 a 2031, tendo o mesmo sido favorável.

Teceram-se várias considerações sobre a defesa da floresta contra incêndios pelos representantes do ICNF e da ANEPC, nomeadamente sobre ações futuras a desenvolver, como por exemplo o fogo controlado de forma a criar zonas de tampão, bem como a necessidade de vigilância ativa nos períodos críticos para deteção precoce das ocorrências, permitindo uma intervenção rápida e eficaz dos meios de socorro.

Aproveitando a presença de algumas entidades e no seguimento da reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, reuniu ainda esta manhã, na Câmara Municipal, a Comissão Municipal de Proteção Civil do Município de Vila Nova de Paiva.
Estiveram representados os membros desta comissão, nomeadamente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a GNR – Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, o Exército Português, a Autoridade de Saúde do ACES Dão Lafões, os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, os Serviços de Ação Social Municipal, o Instituto de Segurança Social, IP – Centro Distrital de Viseu, o Gabinete Técnico Florestal Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho.
Da ordem de trabalhos constou a criação da Unidade Local de Proteção Civil de Touro, da qual foram distribuídas cópias do Regulamento aos presentes.
O autarca Paulo Marques, na qualidade de Autoridade Municipal de Proteção Civil, referiu a importância da criação de Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias, enaltecendo a iniciativa do presidente da Junta de Freguesia de Touro em constituir a da sua freguesia.
Mário Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Touro, fez uma resenha do que os voluntários desta unidade local têm vindo a desenvolver desde 2018, salientando também a constituição da equipa de Sapadores Florestais da Freguesia de Touro, e a importância que esta representa para as populações não só de Touro, como das freguesias vizinhas.
O representante da ANEPC, Alexandre Borges, parabenizou a Junta de Freguesia de Touro e referiu a disponibilidade de material didático, bem como de todas as valências da ANEPC.
Nesta reunião ficou deliberado por unanimidade, ratificar a criação da Unidade Local de Proteção Civil de Touro.