Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

RIBBSE sugere “São Costa Mar – Entre a montanha e o mar”” de Maria da Conceição Gomes da Costa, natural do concelho de Fornos de Algodres


Maria da Conceição Gomes da Costa, nasceu a 30 de junho de 1955, na aldeia de Maceira, concelho de Fornos de Algodres, onde fez a instrução primária.

Prosseguiu os estudos na cidade de Viseu onde frequentou o antigo Liceu Nacional de Viseu, concluindo o 7º. Ano, na área de letras. Na mesma cidade de Viseu, desenvolveu a língua francesa frequentando a Alliance Française, onde concluiu um curso de francês que lhe permitiu dar aulas de Francês, em Penedono e Aguiar da Beira e, descobrir a sua vocação para o ensino. Cursou o Magistério Primário de Viseu no período entre 1974 e 1976 iniciando, neste ano, o seu percurso profissional que haveria de revelar-se bastante diversificado e enriquecedor.

Em 2005, licenciou-se em Estudo do Meio” À Descoberta Das Relações Entre O Meio Natural e Social”, com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos e obter maior valorização pessoal e profissional. Ao longo de cerca de 20 anos de docência na Escola de S. Romão, em Seia, criou fortes laços de amizade e de cumplicidade, com os seus alunos, com colegas, e, comunidade educativa, em geral, donde recebeu inúmeros incentivos e motivos para escrever, e para querer melhorar o seu esforço de criação. Mas foi após a sua aposentação que encontrou disponibilidade e, vontade, para organizar a sua escrita com a intenção de, um dia, publicar.

“Entre a montanha e o mar” é o culminar de um sonho tornado realidade.

Ao escrever este livro a autora deixou-se levar por paixões essenciais que sempre a acompanham e que a sua poesia aqui bem retrata: o amor pela família; pela Serra da Estrela; pela imensidão do mar; o amor pela vida e pelo momento presente, que alimenta e dá asas a cada esforço de renascer.