Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

SC Covilhã maduro vence Benfica B e salta do último lugar da Liga Sabseg


Finais. Este jogo foi mais uma delas. Especialmente para formação do Covilhã que necessita de pontos como de “pão para a boca”, na fuga à despromoção. Num José dos Santos Pintos vestido de verde e branco, os Serranos receberam o Benfica B, e graças a uma exibição madura face ao lugar delicado da equipa, venceram os encarnados por 2-1.

 

Quem precisa vai atrás

Foi com a força toda que os Leões da Serra entraram no jogo. Logo no primeiro minuto, Nuno Rodrigues criou perigo atirando uma bomba à barra encarnada. O avançado voltou a ameaçar aos 14’, numa partida em que o Benfica tentava dominar a posse, mas eram os covilhanenses quem eram mais perigosos no ataque.

Por volta do meio da primeira parte, as jovens águias estavam mais incisivas na busca do terço defensivo serrano, com o Sporting da Covilhã a usar a sua boa agressividade para sair com perigo em contra-ataques. Na passagem dos 30’, Aponza poderia ter inaugurado o marcador, mas a bola fugiu por centímetros ao jogador do Covilhã, após um cruzamento açucarado de Fatai.

Os últimos minutos do primeiro tempo não foram de grande qualidade de jogo, mas foi nesse período de tempo que o Covilhã inaugurou o marcador. Fatai aos 42’ ameaçou com um remate perigoso desviado por Diogo Capitão, e no minuto seguinte, Gilberto marcou um golaço. Livre lateralizado batido diretamente pelo médio, e um golo merecido para os Leões da Serra, antes do árbitro mandar os jogadores para os balneários.

 

Ação em vez de reação foi a chave

Se houve um golo no final da primeiro tempo, aos 7’ do tempo complementar o Covilhã ampliou a vantagem. Fatai caiu na área após falta de Diogo Capitão, foi assinalada grande penalidade e da marca dos onze metros, Aponza não desiludiu e marcou o 2-0, aos 53’.

Numa altura em que os Leões da Serra se sentiam confortáveis, o jovens encarnados reduziram o marcador aos 57’ e colocaram pressão ao Covilhã. Rafael Rodrigues cruzou e Gilson faturou na boca da baliza.

Quando se esperava um Benfica mais pressionante no ataque em busca do empate, os beirões seguraram a bola, e controlavam as ofensivas adversárias – inteligentemente diga-se – pela posse. Foi mesmo dos caseiros que surgiu uma das melhores oportunidades deste segundo tempo. Nuno Rodrigues poderia ter feito o terceiro golo, mas Amir Feratovic fechou os caminhos da baliza de André Gomes.

Nos últimos dez minutos o encontro esteve partido, com chegadas às áreas de parte a parte mas não mais o resultado se alterou, e com uma boa exibição, a formação Serrana somou três pontos fundamentais em busca do objetivo, a manutenção.

Com a vitoria, o Covilhã sai do último lugar com 22 pontos, em troca com o Trofense e fica à condição a dois pontos de B-SAD e Mafra. Para a semana os verde e brancos deslocam-se até ao Fontelo, para um derby beirão frente ao Académico.

Já o Benfica B continua o seu péssimo momento de forma, continuando em 14ª lugar com 27 pontos. Na próxima jornada os jovens encarnados recebem no Seixal a equipa da Oliveirense.

Por Bianca Leão