Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sofia Ravara (UBI) vence o Pulmão de Ouro SPP 2022


Sofia Ravara, docente da Universidade da Beira Interior, foi premiada em Portugal e em Espanha, pelo seu estudo em conjunto com outros investigadores sobre a mortalidade causada pelo consumo de tabaco.
O estudo desenvolvido por Sofia Ravara e outros investigadores portugueses e espanhóis, intitulado “Smoking-attributable mortality in Portugal by region in 2019”, recebeu o Prémio Robalo Cordeiro 2022 da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, assim como o galardão de melhor Melhor Comunicação Oral Colaboração Espanha-Portugal, no Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, da Sociedade Espanhola de Saúde Publica e da Associação Portuguesa de Epidemiologia. Os outros investigadores envolvidos nesta investigação são: Júlia Brandariz, María Santiago-Perez, Pedro Aguiar, Alberto Ruano Ravina, Leonor Varela Lema , Cristina Candal Pedreira, Nerea Mourino e Mónica Ríos.
Nesta investigação foi estimada de forma inovadora a mortalidade atribuída ao consumo de tabaco nas Nuts-II do nosso país, num estudo que mostrou uma grande variação e desigualdades, conforme o sexo e a região. Aponta-se uma mortalidade maior nos homens que nas mulheres e maior nos Açores e no Norte que nas restantes NUTS. A Madeira é que tem a menor mortalidade, segundo os estudos porque foi a região em que se começou a fumar há menos tempo.
Em 2019, o consumo de tabaco foi causador de 13.847 mortes, o que representa 12.3% do total das mortes de pessoas no nosso país com idade igual ou superior a 35 anos. 71% destas mortes foram de homens e 22% destas mortes foram em pessoas com menos de 65 anos. Quase 50% destas mortes geraram problemas cancerígenos que levaram à morte, 35% doenças cardiovasculares e metabólicas e 22% de doenças respiratórias mortais também.
“Este prémio motiva-nos muito a querer fazer mais e melhor e já avançamos com um projeto Europeu UE revolucionário e com uma colaboração galvanizadora com a Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia. Há muito trabalho para fazer, mas estamos confiantes de que vai fazer a diferença”, revelou Sofia Ravara após a premiação.