
Solar da Serra- Guest House, “um poiso indicado para um repousante e sossegado retiro familiar”
Inserido na “Rota da Serra da Estrela” o Solar da Serra- Guest House, em Mourilhe, concelho de Mangualde, é um edifício rodeado de história que combina elementos rústicos e modernos. Inaugurada há um ano, esta unidade hoteleira está inserida num local único “proporcionado pelo maciço da Serra da Estrela”. José Tomás, proprietário do empreendimento, revela que o primeiro ano de atividade “foi surpreendentemente bom, com uma taxa de ocupação muito acima do esperado” e fala-nos de projetos futuros.
Como descreve este empreendimento turístico?
O SOLAR DA SERRA, Guest House está localizado a 12 km da Serra da Estrela, na aldeia de Mourilhe, a 3,5 km de Mangualde e a 20 km de Viseu. É um alojamento que combina elementos rústicos e modernos, inserido num edifício de arquitetura do tipo Sec. XVIII, numa área excelente para aqueles que desejam descobrir os excelentes vinhos do Dão, o excecional e delicioso queijo da Serra da Estrela e o esplendoroso património cultural edificado da região Dão-Lafões, bem como toda a beleza natural proporcionada pelo maciço da Serra da Estrela e toda a paisagem envolvente. A propriedade de alojamento local localiza-se a 1.5 km da estacão de caminhos-de-ferro de Mangualde, próximo da via que liga Mangualde a Gouveia, na encosta virada a nascente, com predominância de vista para a Serra da Estrela. Esta unidade de turismo em espaço rural não é muito grande, mas está á altura dos melhores alojamentos turísticos da região; por isso constitui-se como um poiso indicado para um repousante e sossegado retiro familiar.
Inserido na “Rota da Serra da Estrela” o SOLAR DA SERRA, Guest House – está rodeado por penedos e pinheirais, refúgio perfeito em comunhão com a natureza nas proximidades do rio Mondego e da Praia artificial de Mangualde, excelentes para uns bons banhos, passeios pedestres e de bicicleta. A ocupação romana é também evidenciada, assumindo particular relevo a calçada romana de Mourilhe e as ruínas romanas da Raposeira.
Há quanto tempo foi inaugurado e qual a capacidade em termos de alojamento?
O Solar da Serra foi inaugurado há 1 ano e tem disponíveis 5 suites, com uma capacidade para 10 hóspedes.
O primeiro ano de funcionamento foi surpreendentemente bom, com uma taxa de ocupação muito acima do esperado, principalmente durante os meses de verão.
Qual a história deste Solar?
A história do solar ainda está a ser compilada, razão pela qual não vou fazer qualquer desenvolvimento.
O que distingue esta unidade de alojamento da oferta turística da região?
O Solar da Serra encontra-se numa localização privilegiada de acesso a centros de interesse diversos: – Está na Zona Demarcada dos Vinhos do Dão, podendo efectuar a visita a várias Quintas Produtoras; – 12 km da Serra da Estrela; – 20km do Aeródromo de Viseu com ligações (voos) de e para Portimão, Cascais, Vila Real e Bragança; – 15 min de Viseu, onde pode visitar: Museu Grão Vasco, Sé de Viseu, Igreja da Misericórdia, Festival de Música Moderna de Viseu – 1h15m (130 Km) da cidade do Porto e do aeroporto do Porto; – 1h (90 Km) da cidade de Coimbra; – 20m (24 Km) de um campo de Golfe com 27 buracos; – 10m (11 Km) das Termas de Alcafache SPA; – 40m (70 Km) da Região Demarcada do Douro; – 50m (80km) de Espanha.
Para além disto, o Solar da Serra tem uma vista soberba sobre a Serra da Estrela e o sossego típico de uma aldeia beirã, com muita gente simpática e acolhedora.
O facto de estar perto da Serra da Estrela e da Praia Artificial de Mangualde acaba por ser uma grande vantagem, quer no Inverno, quer no verão?
É uma evidência.
Podemos dizer que se assume como uma alavanca para o turismo da região?
O Solar da Serra é uma oferta turista complementar à existente e por isso dará certamente o seu contributo para o desenvolvimento turístico da região.
Que actividades organizam para quem vos visita?
Estamos a preparar protocolos e parcerias com os produtores do vinho do DAO, queijo da Serra da Estrela e outros produtos endógenos de forma a criar um menu de possibilidades de experiências nesta matérias e também na área do património cultural edificado e do património natural.