Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Souto da Casa celebrou 133 anos de Tomada do Carvalhal


Uma tradição que vai resistindo ao tempo e perdurando, pese embora a desertificação natural que se vai verificando na zona que mantém viva esta chama do legado da freguesia do Souto da Casa, no concelho do Fundão. Celebrou-se no dia 22 de fevereiro, o 133º aniversário da Tomada do Carvalhal, na quarta-feira de cinzas.
A população todos os anos neste dia junta-se e a tiro de morteiro ruma ao Carvalhal, na Serra da Gardunha, para comemorar a coragem de um povo que se insurgiu contra a tentativa da família Garrett de impedir que a população cultivasse os terrenos constituintes do Carvalhal, missão que a população levou a cabo e que foi bem sucedida, com o povo a fazer valer a sua força e a ver cumprida a sua vontade.
A terra e as propriedades do Carvalhal eram, aos olhos do povo, de quem as trabalhava desde sempre, sendo considerado um dos primeiros gritos de liberdade em Portugal naquela altura. Centenas de pessoas estiveram presentes, realizaram a caminhada ao som dos bombos e voltaram a cumprir a tradição.