
Stellantis acolhe o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa na celebração dos 60 anos da Fábrica de Mangualde e anuncia produção do novo Fiat Doblò em Portugal
Hoje, dia 07 de julho, o Centro de Produção de Mangualde celebrou 60 anos na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Inaugurado em 1962, o Centro da Stellantis em Mangualde, a fábrica de produção automóvel mais antiga do País, é um pilar da atividade industrial portuguesa. Alcançou este ano o marco de um milhão e meio de veículos produzidos desde a sua fundação, tendo produzido 22 modelos diferentes.
Na visita às instalações da unidade fabril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez questão de passar por todas a unidades de fabrico, onde, simpaticamente, tirou a famosa “Selfie” com os colaboradores.
Iniciada a sessão comemorativa dos 60 anos, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, aproveitou para felicitar os colaboradores, “são um exemplo de uma equipa apaixonada, altamente dedicada e talentosa” e ” é a eles que se deve o percurso desta fábrica”. Anunciou também que a partir de outubro de 2022 as linhas de produção irão receber o novo Fiat Dobló que se tornará o quarto modelo construído na linha de produção de Mangualde, juntando-se à gama de comerciais ligeiros e que irão proceder à instalação do parque de energia solar.
“Pretendemos continuar a liderar o mercado de veículos comerciais e agora, ao acrescentarmos o Fiat Doblò ao portefólio de Mangualde, alcançaremos uma maior eficiência, melhoraremos a nossa competitividade e ofereceremos o melhor aos nossos clientes profissionais.”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Hoje também celebramos os vários membros da nossa equipa pelo seu compromisso para com a produção sustentável e a instalação do parque de energia solar que, uma vez concluído, suprirá um terço das necessidades de energia da fábrica. Também quero agradecer calorosamente ao Presidente por se juntar a mim neste momento em que homenageamos a indústria automóvel em Portugal.”
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, celebrou o feito desta infraestrutura industrial da Stellantis que, há seis décadas, dá um contributo significativo para a economia, o Produto Interno Bruto e as Exportações portuguesas, bem como para o emprego e o desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região.
“A fábrica tem de facto um percurso singular, é uma fábrica que atravessou vários regimes políticos, vários regimes económicos, várias crises, produziu para diversas marcas e chegou aos dias de hoje com uma reputação impar, na eficiência e na qualidade”, disse o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. “Hoje esta empresa global é controlada por uma família francesa, uma família italiana e um líder português, só um português podia fazer uma família francesa e uma família italiana entenderem-se tão bem”, brincou. “A mais antiga indústria automóvel de Portugal começou aqui, não começou em Lisboa, não começou no Porto, não começou no litoral, começou em Mangualde”, disse ainda.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fechou a sessão comemorativa com a entrega de uma condecoração, a Insígnia Oficial da Ordem de Mérito a António Loureiro Marques, colaborador no setor da pintura há 42 anos. ” Ao condecora-lo, eu quero condecorar todas aquelas e todos aqueles que nestes 60 anos fizeram desta fábrica, o que ela é, para ele, para todas e para todos os demais, um abraço de ilimitada gratidão do Presidente da República Portuguesa, em nome de Portugal”.
Marcelo Rebelo de Sousa conduziu o novo modelo Fiat Doblò e confessou sentir-se bem e ter saudades de conduzir um carro com mudanças não automáticas, “é uma sensação diferente. É um veiculo comercial e que não tem nada a ver com os veículos que conduzi antes” disse.
O Centro de Mangualde da Stellantis continua a crescer, a transformar-se e a modernizar-se, abrindo caminho para o lançamento de novos projetos no futuro. Exemplo disso é a dinamização feita pela Stellantis de um ecossistema português proativo de inovação com vista à “Fábrica 4.0”, que abrange várias entidades do panorama nacional como Start-ups, Universidades, Investigadores, Fornecedores e Centros Tecnológicos, com o apoio do Governo português.
Nesta rede, as tendências de futuro marcadas pelas questões ambientais e sociais levam ao estudo e adoção de novas tecnologias para processos mais verdes, mais digitais, mais conectados e que permitam a produção de produtos com menor pegada de carbono e de maior valor acrescentado.
No evento estiveram também presentes o Presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida e o Deputado pelo partido Socialista, João Azevedo, entre outras entidades.