Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela: Apresentado livro “Festas das Cruzes e de Nossa Senhora do Campo: Memória(s) do Sagrado e do Profano”

Decorreu, recentemente, na magnífica capela de Nossa Senhora do Campo, em Campo de Besteiros a apresentação do livro “Festas das Cruzes e de Nossa Senhora do Campo: Memória(s) do Sagrado e do Profano”, da autoria de Joaquim Calheiros Duarte.

O livro constituiu-se como um importante documento histórico sobre duas tradições antiquíssimas da Serra do Caramulo e do Vale de Besteiros e resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do mestrado do autor, sendo acompanhado de ilustrações.

A apresentação desta obra contou com a presença do vereador da cultura, João Carlos Figueiredo, que enalteceu a qualidade do trabalho ora dado a conhecer, constituindo-se como um importante contributo para a preservação da memória histórica de toda uma vasta comunidade. Referiu, ainda, que a edição deste livro surge num momento coincidentemente feliz tendo em conta a determinação do município em preservar a identidade destas festas através da sua inscrição no inventário nacional do património imaterial.

Lembrou que a candidatura está a ser elaborada, prevendo-se que a mesma se encontre concluída em finais do corrente ano bem como o plano de salvaguarda a 10 anos que a acompanha.