
Tondela: Espanha e Brasil marcam presença no Festival Internacional de Teatro da ACERT
“Pranto de Maria Parda”, “Hamlet Cancelado” e “Loops” são alguns dos espetáculos que integram a 27.ª edição do Festival Internacional de Teatro ACERT (FInTA), anunciou hoje a organização.
“Temos cinco espetáculos de teatro, um de novo circo, três companhias nacionais e três internacionais oriundas de Espanha e Brasil”, resumiu a diretora da programação do festival.
Ilda Teixeira, da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), anunciou a programação da 27.ª edição do FInTA, que decorre de 09 a 13 de novembro, depois de, em 2020, devido à pandemia de covid-19, ter adiado apresentações como “Loops”, da Engruna Teatro, da Catalunha, que marca presença este ano.
Segundo a organização, é um espetáculo de marionetas, manipulação de objetos, música, num diálogo entre um violoncelo e uma flauta que acontece na tarde do último dia do FINTA e que “é recomendável” para toda a família.
“Em grande destaque nesta abertura do FInTA, temos um espetáculo do Teatro Nacional D. Maria II, do projeto Próxima Cena. ‘Pranto de Maria Parda’ tem encenação de Miguel Fragata e é muito inovadora e com uma visão muito contemporânea de um texto de Gil Vicente”, considerou a responsável.
No seu entender, esta peça, que se estreou em Lisboa em 21 de outubro, apesar dos 500 anos que passaram sobre a escrita do texto, “continua a pôr a nu os preconceitos sociais, o racismo, os marginalizados da sociedade que, apesar de se estar no século XXI, ainda continuam à flor da pele”.
“Gil Vicente escreveu o texto em 1521, no rescaldo de uma Lisboa assolada pela fome e pela miséria e chega aos nossos dias, em 2021, no rescaldo da pandemia, portanto, há aqui alguma coisa de simbólico e de comum entre estas duas realidades”, defendeu.
Outra peça a marcar presença na programação do festival é “Entre eles dois”, da Escola de Mulheres, da encenadora Marta Lapa, e que “está também muito freso, porque teve estreia recente em Lisboa”.
Em estreia no FInTA está “ELA”, escrita por Marcia Zanelatto e encenada por Pompeu José, da companhia Trigo Limpo Teatro ACERT, que leva ao palco três mulheres – Sandra Santos, Leonor Barata e Daniela Madanelo – e, na estreia, conta com a compositora musical Teresa Gentil ao vivo no piano.
“A finalizar a nossa programação, gostava de destacar o espetáculo da companhia espanhola Kolektiv Lapso Cirk com ‘Ovvio’, um espetáculo excecional de novo circo, de equilíbrios, que desafia os limites das leis da gravidade”, destacou.
A responsável destacou ainda a presença de um “ator com um talento extraordinário, o Vinícius da Piedade”, que chega do Brasil e repete a sua presença no palco da ACERT, depois de ter estado no FInTA de 2019.
“’Hamlet Cancelado’, e desta vez esperamos não cancelar, que nos conta a história de um figurante que estava inconformado com o cancelamento do espetáculo, infelizmente habitual por estes dias, e o espetáculo ‘Hamlet’, de William Shakespeare, era o seu maior sonho”, contou.
Ilda Teixeira desvendou ainda que, como foi cancelado, o ator “decide montar por conta própria, e sozinho, uma adaptação desta grandiosa adaptação de um texto de Shakespeare” e que no entender desta responsável, fecha o FInTA, “com uma grande obra e um grande ator”.
A par de edições anteriores, há também duas oficinas de formação: “Uma de construção de máscaras em barro com Xana Monteiro e Carlos Lima, dois artistas locais de Molelos, que trabalham com o barro negro”.
A segunda é de escrita com Marcia Zanelatto, “a dramaturga brasileira que escreveu o espetáculo ‘ELA’ e tem como mote a questão da memória de uma pessoa que está presa dentro de um corpo, uma vez que ela quer trabalhar a questão do tempo e do tempo na memória não ser delinear”.
Está ainda agendado o “lançamento das edições dos dois novos cadernos de teatro, com duas peças do Trigo Limpo Teatro ACERT” e na galeria do espaço Novo Ciclo mantém-se a exposição do Museu do Falso.